Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

Pouco depois de você começar a trabalhar com Link Building, uma dúvida vai te encontrar:

Quanto tempo demora para que o Google reconheça um backlink (linkando para seu site)? Exemplo: Meu site foi linkado pelo UOL. Quando o Google Vai começar a me rankear melhor depois disso? Obrigado!

Para começar a analisar esse tempo, considere um cenário muito específico: somente o seu site recebeu link, (para facilitar) da página inicial do UOL; seus concorrentes ficaram estagnados; o seu site manteve-se ativo, ele é relevante, é frequentemente atualizado e tem tudo mais que é importante, então, em questão segundos ou poucos minutos, você terá o link indexado e o site mais bem posicionado.

Agora, considerando o mundo real: o concorrente ganhando links, produzindo conteúdo, sendo também relevante, página da UOL mudando a cada segundo, a Web mudando milhares de vezes a cada microssegundo; entram alguns pontos importantes a considerar:

  1. O link precisa ser encontrado, e isso depende da frequência de atualização da página onde está o link;
  2. Isso depende do Googlebot ir até a página para encontrar o novo link, o que costuma ser rapido;
  3. Agora, com o novo link e outros milhões de links que ele encontrou, o Google vai priorizar e recalcular resultados de busca.

Geralmente, essa priorização leva em conta 2 pontos principais: o volume de busca da pesquisa em questão (mais buscas = maior prioridade); e o PageRank (ou autoridade) dos sites envolvidos (maior PageRank = maior prioridade).

Entra em cena, também, a velocidade de carregamento dos sites envolvidos, especialmente o site no qual o link surgiu. Sites rápidos são visitados mais vezes por dia pelo Googlebot do que sites lentos, então:

  1. Se o site ainda não esgotou o crawl budget do dia, o link pode ser encontrado no dia em que aparece, alguns segundos depois; e
  2. Se os fatores de autoridade e volume de busca para os termos envolvidos são favoráveis;

A mudança favorável de rankings pode acontecer em um intervalo de poucos dias, 1, 2, 4 dias. Para cenários menos favoráveis, isso vai demorar mais, naturalmente.

O Google sempre busca se mais rápido e real-time com esses fatores todos desde o Caffeine, porém, além de ter que considerar mais de 200 fatores de classificação, ele ainda precisa fazer essa conta toda com bilhões de sites e trilhões de links.

É de se esperar que não seja mais rápido e estável. Adicione a isso tudo o fato de que a Internet se atualiza a cada segundo e mesmo o algoritmo usado para fazer essas contas também é atualizado frequentemente.

Não é fácil ser o Google.

Continue por Aqui:

33 thoughts on “Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

  • Bom ,eu acho que demora muito mais que 2 dias, na verdade eu queria saber o tempo certo, pois as vezes quando eu coloco um link em um site ele demora um semana e outros mais de mes, os ultimos que eu coloquei já faz mais de 15 dias e nada e tem uns que eu coloco 1 e derrepente aparece 500 links desse site e depois de um certo tempo volta a 1 link desse site, eu nã entendo nada desse sistema de links

  • Eu também coloquei links em vários sites já tem mais de 7 dias e até agora nada! É difícil não saber se isso vai funcionar e quanto tempo vai levar.

  • Eliza, faz parte do jogo, na verdade. Se a gente souber como o Google vai funcionar em cada detalhe, vamos ficar mais preocupados em driblar o Google, do que fazer um site, produto e serviço realmente valioso. =)

  • Eu queria muito saber o tempo certo que demora para ver o efeito do link, especialmente quando linkamos de domínios expirados.
    É bem cansativo trabalhar com Seo, tem que ter muita paciência e confiar.

  • Oi, Juliana!
    Bom, é muito difícil ter por certeza o tempo exato (ou aproximado) que vai levar para um link causar um efeito nas buscas, por tudo que citei no post. E se você analisar bem o que disse sobre frequência de atualização e relevância, é possível que domínios expirados falhem em ambos casos. Faz sentido? É um domínio expirado, provavelmente abandonado pelo dono antigo (ele não deve ter simplesmente abandonado um domínio incrível, com milhares de visitas por dia etc etc.)
    Então, é possível que o Google já tivesse deixado esse domínio mais de lado na prioridade.
    Em todo tipo de trabalho é importante ter paciência e é importante confiar no caminho planejado. Em SEO também.

  • Cara, Parabéns pelo ótimo artigo! me ajudou muito pois venho trabalhando duro em meu site para poder levar um bom conteúdo até meu público alvo. E também trabalho mais duro ainda para conseguir link´s apontando para meu site. Só uma pergunta!? Os links com PA acima de 28 do Tumblr ainda funcionam bem para fazer backlinks. Obrigado!

  • Muito bom, eu estava buscando sobre o assunto, pois iniciei a pouco e estranhei a demora nos que ja havia deixado. Obrigado.

  • e complicado , tenho um blog tento ranquear ele atraves de backlinks , porem ate agora não vi os links serem indexados meu blog.. e nem tem como saber quando vão ser ou se vão ser. mesmo usando uma web2.0 os links de lá ainda não veio

  • Esta é uma duvida que estou tendo. Comecei com trabalho de blacklink agora e estou um pouco ansioso para ver os resultados. Mas vou ficar mais tranquilo depois dessas informações, afinal a internet é imensa e encontrar todos os link nao deve ser tão rapido

  • pô, acho que o site do tumblr não faz mais backlink.. pq quando coloco meus links nos artigos de lá, ao passar o mouse em cima do link ou da palavra linkada, se ve um link do tumblr que redireciona para seu site!

  • Olá! Na verdade minha maior dúvida neste assunto é para uma situação como essa:

    Comecei a receber o links e os mesmos já foram encontrados e já consigo ver o % de LIS (autoridade) que cada um me passa. Porém, ainda não recebi pontuação ou melhoramento nenhum na minha DA e PA. Quanto tempo isso normalmente leva para atualizar? Ou mesmo, será que mesmo passando um LIS de 20% (por exemplo) isso pode não significar absolutamente nada no meu DA ou PA?

  • Charles, há de ser apenas o link redirecionado. Você pode conferir se ele é bloqueado no robots.txt ou se o redirecionamento não é 301. Não sendo bloqueado e sendo 301, fica valendo também.

  • Bom, o LIS, o PA e o DA são controlados por empresas diferentes, e nenhuma delas é o Google. Então não vale a pena encanar tanto com essas questões. O PA e o DA são atualizados a cada 2 ou 3 semanas. Esse seria o tempo a esperar para ver alguma alteração neles.

  • Frankmarcel, Obrigada por essas dicas valiosas, muito difícil realmente entender como o Google trabalha nessa questão, são muitas estratégias de Seo para aprender; tenho uma dúvida: Quando mudar o domínio de um site todo este trabalho se ranqueamento é transferido?

  • Excelente informação. Tenho uma pergunta a fazer sobre os sites criados no Google sites, eles tem preferência, são linkados mais facilmente ou tenho que fazer todo um trabalho de backlinks para posicioná-los melhor?

  • Fiz alguns minisites no Google sites, mas não fiz trabalho de backlinks. Hoje três meses depois eles sequer aparecem nas pesquisas do Google. Será que você pode por favor me dar algumas dicas para ranquear melhore esses site?

  • Alexandra, eu vejo muito pouco Google Sites nas buscas, não sei você. Confesso que não tenho certeza se é necessária alguma configuração específica, ou se os caminhos tradicionais de SEO já são suficientes.

    Por exemplo, o WordPress tem uma opção mais ou menos com o nome “Ocultar meu site das ferramentas de busca.” Se você ativar, naturalmente o seu site não aparece no Google.

    É a isso que me refiro. Não sei se o Google Sites tem alguma opção desse tipo, ou se basta mesmo caprichar no SEO.

    De toda forma, acredito que você deveria considerar sair do Google Sites para uma solução mais profissional, já que isso passa também mais credibilidade para quem acessa o site.

  • Olá amigo, primeiramente queria dar os parabéns pelo artigo, agora tenho uma pergunta, eu comprei alguns lites expirados do tumblr com DA de 27, sera que os backlinks vão ´passar força pro meu site ???

  • @denilson, depende de alguns elementos, como o uso do nofollow nos links, no cabeçalho da página; se os links são diretos ou redirecionamentos (e aí depende do redirecionamento); e até mesmo se o Google considera o domínio/subdomínio relevante para passar autoridade.

  • é dificil de saber a precisão, depende mto a relevancia do seu site, quanto maior for mais rápido será a inclusão do seu link e página. Estou esperando o Google indexar os nossos.

  • Fala, Danilo! Não é uma questão de tamanho, mas sim relevância. Se você lançar um site novo com milhões de páginas, vai demorar para indexar, embora seja grande. Ou se lançar um site cheio de spam, mesmo grande, vai demorar para indexar, se indexar. Está mais ligado mesmo à relevância. Valeu pelo comentário!

  • Ola, eu migrei meu site de domínio e hospedagem por exemplo. meu site . com sem os espaços, para meu site . biz, eu tinha bastante backliks. isso ha mais de 1 mês, fiz o redirect 301 no antigo host (e ainda mantenho ele e o antigo domínio ativo) fui nas ferramentas do bing webmasters e do google também, informei sobre as mudanças, ambos foram feitas com exito. Mais ate o momento sempre que consulto com algumas ferramentas diz que eu não possuo backlinks. Oque devo fazer?

  • Provavelmente o melhor é esperar. Pode ser que as ferramentas não atualizem também, uma vez que os links continuem a apontar o domínio antigo (ela estarão corretas, porém incompletas). O importante é Google encontrar os redirecionamentos, independentemente do que outras ferramentas mostrem.

  • Bem legal esse artigo, creio que a minha dúvida com certeza foi e tem sido de muitos..haha..mais vamos aguardar os resultados, tomara que cheguemos na primeira página um dia..obrigado pelo post..valew

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *