GA4: Visualizar Tráfego de Referência

Apesar de estar praticamente no último mês de co-existência de Universal Analytics e Google Analytics 4, esta nova ferramenta ainda não conta com todas as praticidades de sua versão predecessora.

Um dos relatórios que existia no Google Analytics Universal como um relatório já separado para visualização rápida e objetiva, é o relatório de tráfego de referência:

Tráfego de referência no Google Analytics Universal.

Este relatório mostra quais sites estão enviando visitantes para o seu site e tem a utilidade de descobrir por onde o seu site está sendo mencionado (tem um link para o seu site) e, mais do que isso, as pessoas estão visitando o seu site a partir daquela fonte, daquela referência.

Daí você pode derivar ações como parcerias, anúncios ou simplesmente entender o que é que tal site identificou de valor no seu site e explorar mais dessa sua força em outros conteúdos, divulgações, emails redes sociais e afins.

Claro que é possível ver esses dados no Google Analytics 4. Apenas não é prático como era no Universal. Existem diferentes maneiras para essa visualização e eu vou indicar 1 aqui:

Como visualizar tráfego de referência no Google Analytics 4?

  1. Acesse o relatório em Acquisition > Traffic Acquisition (Aquisição > Aquisição de tráfego):
    Aquisição de Tráfego / Google Analytics 4
  2. Troque a dimensão da tabela (Session default channel grouping) para Session source / medium:
    GA4: Dimensão Primária
  3. Por fim, para facilitar a visualização, busque por referral no campo de busca acima da tabela, e você terá os resultados de sites que levam visitantes para o seu:
    GA4: Relatório de tráfego de referência

Desta forma você consegue analisar de forma específica o tráfego de referência pelo Google Analytics 4.

Como eu disse antes, fique de olho nessa lista para identificar possíveis ações, sejam diretas como parcerias, anúncios, co-marketing e afins, ou, pelo menos, identificar por estes sites quais os pontos fortes tem trazidos pessoas para o seu.

Continue lendo:

Entre na conversa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *