Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

Pouco depois de você começar a trabalhar com Link Building, uma dúvida vai te encontrar:

Quanto tempo demora para que o Google reconheça um backlink (linkando para seu site)? Exemplo: Meu site foi linkado pelo UOL. Quando o Google Vai começar a me rankear melhor depois disso? Obrigado!

Para começar a analisar esse tempo, considere um cenário muito específico: somente o seu site recebeu link, (para facilitar) da página inicial do UOL; seus concorrentes ficaram estagnados; o seu site manteve-se ativo, ele é relevante, é frequentemente atualizado e tem tudo mais que é importante, então, em questão segundos ou poucos minutos, você terá o link indexado e o site mais bem posicionado.

Agora, considerando o mundo real: o concorrente ganhando links, produzindo conteúdo, sendo também relevante, página da UOL mudando a cada segundo, a Web mudando milhares de vezes a cada microssegundo; entram alguns pontos importantes a considerar:

  1. O link precisa ser encontrado, e isso depende da frequência de atualização da página onde está o link;
  2. Isso depende do Googlebot ir até a página para encontrar o novo link, o que costuma ser rapido;
  3. Agora, com o novo link e outros milhões de links que ele encontrou, o Google vai priorizar e recalcular resultados de busca.

Geralmente, essa priorização leva em conta 2 pontos principais: o volume de busca da pesquisa em questão (mais buscas = maior prioridade); e o PageRank (ou autoridade) dos sites envolvidos (maior PageRank = maior prioridade).

Entra em cena, também, a velocidade de carregamento dos sites envolvidos, especialmente o site no qual o link surgiu. Sites rápidos são visitados mais vezes por dia pelo Googlebot do que sites lentos, então:

  1. Se o site ainda não esgotou o crawl budget do dia, o link pode ser encontrado no dia em que aparece, alguns segundos depois; e
  2. Se os fatores de autoridade e volume de busca para os termos envolvidos são favoráveis;

A mudança favorável de rankings pode acontecer em um intervalo de poucos dias, 1, 2, 4 dias. Para cenários menos favoráveis, isso vai demorar mais, naturalmente.

O Google sempre busca se mais rápido e real-time com esses fatores todos desde o Caffeine, porém, além de ter que considerar mais de 200 fatores de classificação, ele ainda precisa fazer essa conta toda com bilhões de sites e trilhões de links.

É de se esperar que não seja mais rápido e estável. Adicione a isso tudo o fato de que a Internet se atualiza a cada segundo e mesmo o algoritmo usado para fazer essas contas também é atualizado frequentemente.

Não é fácil ser o Google.

Leitura recomendada:

8 thoughts on “Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

  • Bom ,eu acho que demora muito mais que 2 dias, na verdade eu queria saber o tempo certo, pois as vezes quando eu coloco um link em um site ele demora um semana e outros mais de mes, os ultimos que eu coloquei já faz mais de 15 dias e nada e tem uns que eu coloco 1 e derrepente aparece 500 links desse site e depois de um certo tempo volta a 1 link desse site, eu nã entendo nada desse sistema de links

  • Eu também coloquei links em vários sites já tem mais de 7 dias e até agora nada! É difícil não saber se isso vai funcionar e quanto tempo vai levar.

  • Eliza, faz parte do jogo, na verdade. Se a gente souber como o Google vai funcionar em cada detalhe, vamos ficar mais preocupados em driblar o Google, do que fazer um site, produto e serviço realmente valioso. =)

  • Eu queria muito saber o tempo certo que demora para ver o efeito do link, especialmente quando linkamos de domínios expirados.
    É bem cansativo trabalhar com Seo, tem que ter muita paciência e confiar.

  • Oi, Juliana!
    Bom, é muito difícil ter por certeza o tempo exato (ou aproximado) que vai levar para um link causar um efeito nas buscas, por tudo que citei no post. E se você analisar bem o que disse sobre frequência de atualização e relevância, é possível que domínios expirados falhem em ambos casos. Faz sentido? É um domínio expirado, provavelmente abandonado pelo dono antigo (ele não deve ter simplesmente abandonado um domínio incrível, com milhares de visitas por dia etc etc.)
    Então, é possível que o Google já tivesse deixado esse domínio mais de lado na prioridade.
    Em todo tipo de trabalho é importante ter paciência e é importante confiar no caminho planejado. Em SEO também.

  • Cara, Parabéns pelo ótimo artigo! me ajudou muito pois venho trabalhando duro em meu site para poder levar um bom conteúdo até meu público alvo. E também trabalho mais duro ainda para conseguir link´s apontando para meu site. Só uma pergunta!? Os links com PA acima de 28 do Tumblr ainda funcionam bem para fazer backlinks. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *