Como a Busca por Voz Influencia Ações de SEO?

Nas últimas semanas eu estive estudando a Busca por Voz, como ela tem evoluído e o que implicaria com o desenvolvimento de SEO. Via de regra, o jogo não muda, continua sendo SEO, o Google continua valorizando conteúdo, link etc. Contudo, na busca por voz, outro fator pode mudar: O comportamento do usuário.

seo x busca por voz

De resultado, enquanto escrevo este posts, eu até adicionei 2 aulas na Academia de Marketing Digital sobre esse assunto. A primeira, Como preparar o seu site, posiciona sobre o status da busca por voz e como encaixar SEO nessa história.

A segunda é focada em como a pesquisa de palavras-chave precisa ser repensada agora que a busca por voz é uma crescente entre os usuários do Google.

Se você ainda não começou a fazer pesquisas por voz, experimente. Coloque em prática a partir de agora e pelos próximos 10, 15, 30 dias, fazer apenas pesquisas por voz. Depois desse prazo, tente analisar se houve alguma mudança em como você faz pesquisas e interage com os resultados.

A linha de base é que o mindset para a busca em um teclado é diferente da pesquisa por voz. De frente para o teclado, geralmente você tenta transformar a sua necessidade em um mínimo de palavras-chave que possa fazer a ferramenta de busca entender essa necessidade e trazer os melhores resultados.

Usando a voz, a tendência é a pesquisa ficar mais natural, como uma frase falada, e ainda por cima pode entrar em um ritmo de conversa, se você se habituar a isso.

É possível que você comece a esbarrar também em questões como a dicção (quão bem você pronuncia palavras para que o dispositivo entenda o que você quer pesquisar), bem como termos em outros idiomas.

Um experimento fácil é pesquisar por “SEO” ou “Link Building” ou qualquer termo em inglês. Será que você pronuncia de forma correta, de forma que o seu dispositivo consiga entender o que você quer buscar? Se não, se por acaso os resultados vierem enganados, ou se o dispositivo não entender, o que você fará para que ele retorne resultados válidos?

Esse é um desafio que os visitantes do seu site podem vir a enfrentar ao pesquisar por sua empresa, produtos, serviços ou conteúdos relacionados.

Os fatores de posicionamento do Google não mudam para a busca por voz, mas o conteúdo do seu site talvez precise se adaptar e estender a mais variações. Talvez, eu venha a precisar atualizar um conteúdo de “SEO” para otimização de sites, ou ainda mais simples, site em primeiro no Google, técnicas para mais visitas do Google, aparecer no Google.

É bem verdade que o RankBrain chegou junto a essa expansão da busca por voz exatamente para conseguir interpretar as pesquisas (por voz, ou não) e nos libertar da necessidade de ter o termo exato pesquisado em uma página para maior relevância. Será que ele vai conseguir aprender tão rápido quanto as pessoas terão suas diferentes formas de falar as pesquisas?

Novamente: comece com você entrando na pesquisa por voz, veja o que acontece e comece a analisar possibilidades de ajustes no seu trabalho de SEO. Se quiser mais ideias e conteúdo em cima disso, passe lá na Academia!

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *