Categorias: SEO

Webmasters Tools para Blogspot

Continuando a minha busca para uma solução para o problema do meu blog não listar em “Páginas do Brasil” nas buscas do Google, eu resolvi tentar cadastrar o meu blogspot no Google Webmasters Tools. Não é que o cadastro deu certo! Mas o Blog Dicas ainda não lista nos resultados do Google em “Páginas do Brasil”…

Mas para não passar em branco, e continuar com as dicas para Blogspot (vide: como otimizar URL no Blogspot), escrevi esse tutorial ensinando como cadastrar um blog do Blogspot no Webmasters Tools do Google, vamos ver.

Google Webmasters Tools

O Google Webmasters Tools, como o nome sugere, é um conjunto de ferramentas que o Google oferece para webmasters entenderem melhor como o Google interage com o site e o que é possível fazer para facilitar a vida do googlebot – a parte principal!

No Webmasters Tools é possível ver o diagnóstico do site e obter informações sobre web crawl (web crawl – o que o googlebot faz pela internet para navegar pelos sites), análise de conteúdo (caso você tenha problemas), estatísticas (embora eu recomende o Google Analytics para isso – Veja como colocar google analytics em blog do blogspot), análise de sitemap e robots.txt.

Sim! O blogspot tem um robots.txt! Isso realmente me supreendeu. Se você não faz idéia do que eu estou falando, leia no Blog de SEO do MestreSEO sobre o robots.txt, um arquivo que faz muita diferença no SEO.

Como Cadastrar Blogspot no Google Webmasters Tools

Claro que, como qualquer outro serviço do Google, você precisa ter uma conta no Google e estar logado para poder usar o serviço. Acesse, então, a URL http://www.google.com/webmasters/tools/ e preencha seus dados para chegar ao painel principal do Webmasters Tools, ou Dashboard.

No Dashboard, você deve digitar o nome do seu site no campo correto e clicar em “Add Site”, ou “Adicionar Site” em português.

Na página seguinte (Overview), você deverá clicar no link “Verify Site” (verificar o site) para confirmar que é realmente o dono do site ou um webmaster autorizado.

Escolha a opção “Add a Meta Tag” no menu drop down “Choose verification method”:

Vá até o XML do seu template no painel de gerenciamento do seu Blogpot. Ali, adicione a meta tag verify-v1 que o Google gerou para você. Basta copiar a meta tag gerada e colar entre as meta tags head do template.

Em seguida, volte ao painel do Webmasters Tools e confirme que você adicionou o código gerado pelo Google clicando no botão “verify” (verificar).

Sitemap e Robots.txt no Blogspot

O próximo passo, muito importante também, é cadastrar o sitemap do seu blog. Isso mesmo, o blogspot tem um sitemap e, mais ainda, um robots.txt padrão! E é exatamente usando o robots.txt que se descobre o sitemap do seu blogspot.

Para ver o robots.txt do seu blog, acesse a URL

nomedoseublog.blogspot.com/robots.txt

O seu arquivo deve ser algo como:

User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:

User-agent: *
Disallow: /search

Sitemap: http://nomedoseublog.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated

Agora, vá até a seção de Sitemap do Google Webmasters Tools e clique em adicionar um sitemap (Add Sitemap). Escolha “Add General Web Sitemap” (sitemap geral). Acesse o robots.txt do seu blogspot conforme eu mencionei anteriormente e copie o caminho para o sitemap especificado ali e cole no campo apropriado no Webmasters Tools:

Clique no botão “Add General Web Sitemap” e pronto – seu blogspot agora tem um Sitemap e está configurado no Google Webmasters Tools.

Geolocation

Por fim, vá até a opção “Set geographic target” em “Tools” e defina o país para o qual o seu blog é voltado. Isso deveria ajudar o blog a rankear melhor em tal país. Para mim isso ainda não funcionou. Meu blog ainda não está indexado em “Páginas do Brasil” nas buscas do Google. Fazer o quê? Ainda estou tentando descobrir.

Google Webmasters Tools para Blogspot

O resto agora é explorar o Google Webmasters Tools e conferir as diversas informações que ele oferece sobre o blog. É possível também incluir um resumo do Webmasters Tools no iGoogle. Em breve eu escrevo como fazer isso.

Por hoje é só! Abraços e até a próxima.

Continue por Aqui:

frankmarcel

Ver comentários

  • Opa, pois é hehe. Também tenho vários amigos e amigas que não receberam a confirmação, nessas horas me matam né!

    "Quem sabe ano que vem..." Agora fico com receio de não me aceitarem rs.

    Abraços!

  • Adorei o seu tutorial, eu sou iniciante em blogs, eu estava dendo erro na verificação do meu blog, mas com o seu tutorial e consegui facilmente...

    Valew msm!

    Paola Lolli.

  • Oi Paola!
    Nada como compartilhar conhecimento! =)
    Qualquer dúvida/sugestão, comente mais uma vez!

    Abraços!

  • Bacana a ferramenta! Olhando pelo lado monetizador da coisa, se eu ganhasse X por cada visita/conversão nos sites de ecommerce, pelo menos, ficaria ainda mais interessante!

  • Valeu as dicas foram valiosas, dei uma geral no google/webmaster pois havia alguns problemas lá mesmo. O sitemap por exemplo só agora que coloquei... Valeu.

Últimos posts

Como a Busca por Voz Influencia Ações de SEO?

Os fatores de posicionamento no Google não mudam para a busca por voz, mesmo assim, é provável que você precise…

1 ano atrás

Monitorar Curtidas com o Analytics – Monitorar Vaidade?

Monitorar Curtidas no site com o Google Analytics: Isso realmente é uma métrica que vai ajudar o seu site? Ou…

1 ano atrás

23 Perguntas Para uma Contratação de SEO Acertada

Vai contratar um analista ou agência? Faça essas 23 perguntas para avaliar a qualidade da sua contratação. Quer uma nova…

1 ano atrás

Analytics: 7 coisas que você deveria saber sobre Sessões, e 1 Desafio

Você acha que sabe tudo sobre a métrica visitas (ou sessões) no Google Analytics? Aposto que você vai encontrar algumas…

1 ano atrás

Expressões Regulares no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para análise de tráfego e navegação de usuários no site. O interessante é…

1 ano atrás

8 Recursos do Google Analytics que Você Precisa Usar

Google Analytics: Descubra quais são os 8 principais recursos que você precisa usar para garantir ter qualidade nas métricas, relatórios…

1 ano atrás