Frankmarcel.com

Spam-Email Marketing

Email Marketing

Uma das primeiras formas de marketing na internet foi o email marketing, um contato direto com um possível comprador. A parte boa é que o custo de campanhas de marketing por email é zero. Você não paga nada para mandar emails. A parte difícil é conseguir os emails das pessoas certas e, mais do que isso, mandar o email na hora certa, a hora que elas estão dispostas a comprar ou a procura do que é oferecido.

Há algum tempo, o Rand Fishkin do SEOMoz deu uma dica sobre o que ele chamou de Headsmacking Tip – “Dica de se Beijar a cabeça” – Entendeu a idéia?

Ele ficou realmente vislumbrado com o que aconteceu com ele: ele fez uma compra em uma loja virtual, recebeu o produto e, algum tempo depois, um email da tal loja:
“Ola sr. Fishkin, você recentemente fez uma compra em nossa loja virtual. Se você tiver um blog ou site e gostou da nossa loja, não deixe de nos fazer um link recomendando-a a todos.”
ou alguma coisa assim.

Um Link Building realmente inteligente, pois a pessoa fez a compra, recebeu o produto, gostou de todo o processo e pode acabar realmente fazendo um link.

SPAM

Todo mundo conhece, não é!? O termo SPAM teria surgido em meados de alguma guerra mundial, era uma marca de um presunto nos Estados Unidos. Como havia uma certa escassez de comida, o presunto enlatado da marca SPAM era constantemente anunciado e ninguém mais aguentava o tal do SPAM. Na sequência, com os emails indesejados, estes foram prontamente associados ao termo SPAM, que hoje define toda forma de propaganda indesejada ou não solicitada.

Acredito que todos recebam dezenas de Emails SPAM por dia. Os que eu recebo com mais frequência são sobre viagra (óbvio) e afins e sobre crédito – “Faça um empréstimo blablabla”.

Hoje especificamente eu recebi um spam diferente e interessante: seosecrets. Chamou a atenção no instante em que bati o olho. Pois é, eu olho os spams que eu recebo sim. O Gmail é fantástico na detecção e filtragem de spam, mas sempre dou uma olhada por lá para oportunidades assim, um spam que realmente interesse.

Naturalmente, o corpo do email prometia que eu conseguiria ganhar milhares de dólares sem fazer esforço. Tudo bem, mas o que eu deveria fazer para conseguir esses milhares de dólares? Clicar no link. Quando eu cliquei (não era vírus, nem nada), a surpresa:
“You are not allowed to view the contents of this directory”

Ora, se for fazer SPAM, faça direito! Não sei se era um livro, uma agência/empresa, um vídeo. Absolute FAIL!

Spam/Email Marketing

É isso aí! O Email Marketing, e até mesmo o SPAM, pode ser uma forma de se aumentar receita e/ou visitas, mas tem que ser feito direito. Abraços e até a próxima!

Leitura recomendada: