Relevância de Keywords no Site – Ordem dos Fatores Importa?

keywords

Ano vai, ano vem e sempre surgem pessoas no caminho de aplicar ou aprender SEO que:

  1. Tem dúvidas sobre o uso de meta keywords; ou
  2. Sobre onde/como é mais importante usar keywords.

Aqui vai uma dessas perguntas:

Frank, para dar uma maior relevância em determinada palavra em seu texto, é inserido o código strong, assim os buscadores e internautas vem sua palavra como “importante”. No entanto estou abrindo uma loja virtual e inserido nas palavras itens inclusos

Para começar, usar o strong é legal, especialmente pelo efeito visual que ele costuma causar, no caso, o negrito. Contudo a sua importância para rankings não é tão significativa assim. Qualquer outro fator sobrepõe o strong facilmente.

O strong tem esse efeito visual que deve ser usado nos textos para se dar destaque a uma determinada palavra, frase ou trecho do conteúdo. Melhor do que o uso pensando em rankings, ele deve ser usado para chamar a atenção a partes importantes da leitura e prender (ou retomar) a atenção do leitor.

O mesmo vale para outros efeitos próximos como o itálico ou sublinhado (que é melhor não ser usado para não misturar com links, tipicamente sublinhados). Todos oferecem o mesmo potencial de rankings (pouco) e todos funcionam muito bem nos efeitos visuais.

As listas, especialmente ordenadas, podem trazer o benefício de aparecer com Featured Snippet quando a pesquisa e o conteúdo se alinham em um passo-a-passo, embora não ter a lista não seja obrigatório. O passo-a-passo em si já é base para Featured Snippet.

E voltando às 2 perguntas que eu coloquei no começo do post:

Meta keywords são relevantes para SEO?

A meta tag keywords uma vez foi relevante, mas isso já faz muito, muito tempo. E há muito tempo elas não são relevantes, então nem pense em perder tempo com isso, se o assunto é rankings na busca tradicional do Google.

Ela tem o formato abaixo e fica inserida entre as tags <head> do HTML:

<meta name="keywords" content="palavra 1, frase 2, long tail 1" />

Porém, uma observação: existe uma meta tag keywords para o Google News e por lá essa tag é importante, porém ela é usada de uma forma diferente, focada no assunto e categorização do Google News, e não em palavras, long tails e fases que a sua pesquisa de palavras-chave encontrou e você definiu como importantes para SEO.

Como usar as keywords de forma relevante?

Apenas para ficar muito claro: não há utilidade em usar meta keywords, então, na pergunta acima, “keywords” na verdade se refere a palavras-chave e frases que são relevantes para o conteúdo e para o seu site.

Assim sendo, essa é a lista do que eu vejo como prioridade para aplicação de keywords (palavras e frases):

  • Nome de domínio (dependendo do nicho);
  • Links (internos e externos);
  • Título da página;
  • Heading tags;
  • URL;
  • Alt text;
  • Outros elementos: negrito, itálico, listas etc.

Percebeu o “conteúdo” fora da lista? O conteúdo da página é um ponto óbvio e de extrema importância do uso de keywords. Se o conteúdo não contar com as keywords relevantes no assunto, de nada valerá a página. Então, esse é óbvio.

Também deixei a meta description fora da lista, pois a meta description também não tem um efeito direto em rankings. O efeito que ela tem em rankings está ligado ao CTR que ela pode provocar, independente de ter ou não keywords relevantes.

E, novamente, fazer uma meta description atrativa e não mencionar 1 keyword é praticamente impossível, então será automático usar keywords na meta description.

Por enquanto foram os elementos que eu lembrei, você concorda? Discorda? Comente e vote:


Se você tivesse que escolher somente 1 lugar para usar keywords, seria:online survey

Relevância de Keywords no Site

Para fechar o assunto, o Rand Fishkin (da Moz) divulgou informações já há bastante tempo dando conta de que não existe diferença entre usar <strong> ou <b> no objetivo de obter melhores rankings e que o itálico teria alguma mínima vantagem. Eu não me lembro mais se foi vídeo ou artigo ainda na época do SEOmoz, então vou ficar devendo o link dessa vez.

De toda forma, fica valendo o fato de que qualquer outro fator, especialmente um conteúdo bem feito e uma boa atratividade da snippet (CTR competitivo ou alto), vai superar essa mínima relevância que esses elementos decorativos poderiam/podem trazer.

Para aprender como desenvolver um bom conteúdo e snippet, experimente os cursos de SEO do Mestre Academy »»

Leitura recomendada:

26 thoughts on “Relevância de Keywords no Site – Ordem dos Fatores Importa?

  • Eu acho mais interessante nos backlinks e pegar variações da palavra chave e colocar no domínio, title etc.

    Acredito que os backlinks dão uma força enorme, um exemplo foi o desafio da mestre seo, onde o blog do gláucio rankeou de uma forma absurda no meio de sites com o domínio “certinho”.

    Abraços!

  • É Domício, o domínio vira realmente backlinks já focados na keyword alvo. No caso da enquete especificamente, estou buscando respostas não estratégias, como a sua, mas de importância, algo como “o que você acha mais importante, estratégia a parte.”

    Sua observação é totalmente pertinente. Valeu!

  • Aê Frank, como o @cocagelada diz: enquete marota essa.

    É complicado escolher somente um fator, pois SEO é um conjunto de estratégias.

    Backlinks fazem a diferença, um domínio exato facilita e muito o trabalho de SEO, mas, na minha opinião, nada é mais básico e crucial que o Título da página.

    Já posicionei para diversos termos só mudando o título, agora, tenta posicionar um site sem título, demanda muito mais trabalho.

    Agora, sobre sua ordem de importância, acredito que o alt text fica na 5ª posição, pois um conteúdo com imagens é mais importante q a URL na minha opinião.

    É isso aí, são minhas suposições. Abs!

  • Olá Frank

    Obrigado por responder minha pergunta…estou tentando deixar o site mais relevante possivel, estou iniciando nessa etapa e a procura de aprender mais…e pelo jeito não tenho mais que me preocupar com o strong, ehheheheheh.

    Sobre a sua enquete, votei no titulo. Pois acho que antes mesmo do dominio, vem o titulo. Vejo que seria com oum livro, onde o titulo é o mais importante e o que mais dá relevancia para uma pesquisa.

    abs
    Daniel

  • Fala Frank,

    Gostei da idéia de abrir uma enquete para a galera responder, mas vou além e deixar um comentário aqui.

    Como você falou, o domínio com a palavra-chave atualmente é muito forte quando o assunto é rankeamento(votei nesse item), mas não vou mentir que fiquei balançado para votar em backlinks, pensando a longo prazo.

    Ao mesmo tempo também lembrei que com a keyword no domínio o texto ancora do backlink provavelmente terá a palavra que você deseja, ficando mais fácio para rankear com backlinks.

    Então fica a dica ai para a galera em relação a keyword no domínio x backlinks. Eles estão mais interligados do que muitas vezes o pessoal pensa.

    Abraços,
    Domicio Neto

  • Votei em Backlinks (mas backlinks de qualidade). já tive casos em nichos muito concorridos que você pode até ter o domínio exato para a query, porém, por se tratar de uma query muito concorrida o resultado é muito baixo se não nulo em comparação com os concorrentes.

    Abraços
    Fernando Becker

  • Grande Pelati! Que honra você por aqui!

    Você tem razão. O Título da página é bem forte mesmo. Quando o título não tem a keyword, fica tudo mais difícil. Mas é a história do conjunto de fatores mesmo, a soma de todos é o melhor.

    A brincadeira da enquete é justamente escolher um fator só e deixar de lado o conjunto da obra.

    Valeu pelo comment e pelo voto!
    Abraço!

  • Caramba! Obrigado por voltar aqui e comentar na resposta Daniel! Além de participar na enquete.

    Mas é isso aí mesmo, o strong soma muito pouco perto de todos os outros fatores.

    Abraço e sucesso!

  • Frank, acredito que seja o domínio, já presenciei casos de sites 100% em flash detonando na primeira página em segundo lugar detalhe com concorrentes fortíssimos.
    Não sei se é ético falar a palavra chave e o site do cara aqui, (mas se for me avisa para que eu passe isso pro pessoal), tanto que fiz um site 100% em flash pra mim e estou batalhando nele, é muito mais difícil porem vi provas que não é impossível!

    Forte Abraço,
    Maurinho

  • Tem razão, nome de domínio ainda tem um peso forte nos rankings. E site Flash, 100% ainda, realmente é dor de cabeça. Mas sem dúvidas não é impossível, obrigado pela participação! =)

  • Bom meu voto foi para o Title pois tive duas experiências legais no final do ano (2010) com sites em flash que adicionei apenas a keyword no titulo (sendo a url totalmente diferente da kwd) e o site em algumas semanas ja esta na primeira pagina 💡 porem depois consegui bons backlinks para ele com o ancor text sendo a kwd em questao e em uma semana subiu 4 posicoes!

    Bom como o Frank ja disse e a ordem dos fatores que da um bom resultado, porem de inicio o que para mim parece ter mais peso e Titulo, depois Backlinks, Conteudo e depois dominio com a kwd 😀

    E assim que tenho trabalhado e tenho bons resultados! Abraco galera do SEO e parabens ao Frank por manter aqui sempre atualizado e tirar nossas duvidas de principiantes.. um dia chegamos la hehe!

  • Frank me explica uma coisa …
    Conheço um site de uma pessoa nada a ver com as minhas palavras chaves, peguei somente para estudo … e foge totalmente dos padrões.
    1 sem palavra chave no domínio
    2 no máximo 20 backlinks
    3 Titulo não tem a palavra chave
    4 Page Rank 0

    E está em 3 lugar na primeira pagina do google por uma palavra concorrida.
    Qual milagre é esse ?

    Abração!

  • Acredito que o nome do domínio seja ao mais importante até um certo ponto. Quando um domínio tiver muitos Backlinks de sites relevantes é muito provável que fique melhor colocado que um domínio com kw. Ou seja, votei no Backlinks.

    Fiz alguns teste de Backlinks e nossa o resultado é ótimo e rápido.

    O que vocês acham mais importante ter o título da página igual ao Heading H1 ou ter variações da kw nos dois?

    Abraço e parabéns pelo blog e pelo seu trabalho Frank, muito bom mesmo.

  • Só analisando mais de perto mesmo.

    Pode ser fruto de um domínio antigo redirecionado, pode ser fruto de poucos, mas importantes backlinks, pode ser fruto de você não ter achado tantos backlinks, mas o Google, sim.

    PageRank é uma métrica pouco importante.

  • E aí Kadu! Eu uso tanto variações quanto frases “iguais.”

    Se uma página/título está concorrendo em muitas keywords, eu aproveito para variar. Senão, utilizo mesma frase.

  • Frank mesmo assim não consigo entender … é um dominio.zip.net dos 28 backlinks pelo menos 70% são repetidos e os poucos que sobram seriam de pouca relevancia!
    Seria anti-ético eu te passar o dominio pra vc analizar e dar uma dica pra galera pq isso acontece?
    Detalhe não estou querendo competir com a dona … são produtos diferentes para nichos de mercados diferentes … é que essa curiosidade mata agente.
    Poxa estudamos pra caramba ( inclusive quero fazer o curso da mestre ) para melhorar meu conhecimento de SEO … detalhe é você quem dá o curso ?

  • Acho que o esbarrão na ética acontece se eu montar um artigo para fazer críticas sobre o trabalho de outro profissional, diretamente.

    Analisar sites eu faço toda hora =)

    O curso da MestreSEO é ministrado pelo Fäbio Ricotta, Bruno Nassar, Fabiane Lima e eu. Recomendo!

  • Nos vemos no curso então!

    Quanto ao site. Observe a cocorrência também. As vezes por pior que um resultado seja, ou por mais estranho que seja aparecer um determinado site, no fim das contas pode não ter outro melhor/mais apropriado.

    Normalmente quando a palavra é de cocorrência baixa, apesar de ser importante, isso pode acontecer. Com tão poucos backlinks, talvez o Onpage tenha ajudado.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *