Frankmarcel.com

Otimizar URLs no Blogspot

Hail Visitante! Mais uma vez trago uma dica para blogs, especialmente para quem usa Blogspot, o blog do Google. A inspiração para este post surgiu devido a um “problema” que tive com a URL do meu último post somado a outros problemas que já encontrei nas URLs do Blogspot.

Mas primeiro, por que se preocupar com a URL?

Importância da URL para os Buscadores

No mundo das buscas, otimização de sites e SEO, tudo gira em torno de palavras-chave, que, do lado do internauta, são as palavras que ele digita no google, yahoo, etc., para pesquisar alguma informação.

Exemplo: Confira a busca “dicas para google analytics” no google. O Blog Dicas aparece em primeiro lugar com o meu post sobre dicas para google analytics e, como você pode observar, a url está assim:
frankmarcel.blogspot.com/2008/03/dicas-para-googleanalytics.html
as palavras dicas, google e analytics estão em negrito.

Ou seja, ter palavras-chave na URL (especialmente no nome do domínio) é importante para um bom rankeamento no google.

URL no Blogspot

O Blogspot aproveita-se do título de um post para montar a URL do mesmo, o que é muito bom, se você otimizar o título, a URL já dá um passo adiante sua otimização.

Como Otimizar URL no Blogspot

Contudo, simplesmente otimizando o título você pode ainda ter alguns problemas com o Blogspot.

O primeiro problema que eu encontrei foi com caracteres especiais. No meu post sobre o igoogle, eu dei o título:
iGoogle. Você conhece?
e o blogpost montou a seguinte URL:
http://frankmarcel.blogspot.com/2008/01/igoogle-voc-conhece.html

Viu? igoogle-voc-conhece.html – ficou faltando a letra e na URL.

Portanto, primeira dica: Não use caracteres especiais no título! Isso vai atrapalhar um pouco o português, mas é por uma boa causa, acredite. Além do mais, depois você pode editar o título para que ele fique escrito corretamente, e isso não altera a URL já definida – Perfeito! (dica do lessandro nos comentários logo abaixo: comment 79).

Assim eu fiz nos meus posts sobre Otimização e SEO (url: http://frankmarcel.blogspot.com/2008/02/otimizacao-e-seo-qual-real-finalidade.html – otimizacao/otimização), como retirar conteúdo do google (url: http://frankmarcel.blogspot.com/2008/02/retire-seu-conteudo-do-google.html – conteudo/conteúdo) e Matt Cutts Razoável (url: http://frankmarcel.blogspot.com/2008/04/matt-cutts-razoavel.html – razoavel/razoável).

Segunda, e mais importante dica para otimizar URL no Blogspot: O Blogspot monta a URL de um post aproveitando-se de no máximo 32 caracteres do título.

No meu último post, sobre Como Colocar Google Analytics no Blogspot, a URL ficou assim:
http://frankmarcel.blogspot.com/2008/04/como-colocar-google-analytics-no.html
“Como Colocar Google Analytics no” – 32 caracteres.

Ou seja, eu perdi uma keyword importante para o conteúdo do post, o post é sobre como colocar o código do google analytics no Blogspot, não no wordpress ou em um site qualquer.

É isso aí. Cuidado com o título no blogspot, a URL pode não se formar corretamente e você pode perder algumas palavras-chave importantes para o rankeamento nos índices de busca. Dúvidas ou sugestões, deixe um comentário. Volte sempre para conferir mais dicas para blogspot.

Tutorial de SEO

Não deixe de conferir o tutorial de seo que lançamos sexta-feira (25/04) no SEO Dicas – O guia definitivo de SEO.

Abraços e até a próxima!

update-27/04/2008: confira no mxstudio meu post sobre como otimizar url no wordpress.

update-13/12/2008: este post foi originalmente escrito no meu antigo blog.

Leitura recomendada: