Frankmarcel.com

Já viu Sitemap.XML com PageRank?

Essa é a continuação de um debate anterior: Sitemap.XML Acumula PageRank? A pessoa voltou e confirmou que já viu Sitemap.XML com PageRank e ainda sugeriu uma estratégia:

Uma afirmação porque tenho visto Sitemap.xml por ai com Pagerank 3,4. Sitemap.xml leve robots direto para a URL, então, indexando-o e enviando links para o mesmo, os robots poderão visitá-lo + vezes? Faz sentido. Há algum vídeo do Matt comentando

Até então, eu nunca havia  visto Sitemap.XML com PageRank, somente Sitemap HTML. Mas dada a afirmação, procurei encontrar um Sitemap.XML indexado e testá-lo. Primeiro, comecei com a busca inurl:sitemap.xml. Para minha surpresa, o primeiro resultado é o Sitemap.XML do próprio Google:

Já que o Google indexa até o seu próprio Sitemap.XML, valia então testar se havia algum PageRank atribuido – Fui até a ferramenta para testar PageRank da MestreSEO:

Pois é! O sitemap do Google tem PageRank 2! Confesso que não busquei outros exemplos, mas considerando que já vi PDF com PageRank, é sinal que o Algoritmo do Google procura rankear/avaliar tudo que receba links. Por outro lado, nunca vi vídeo do Matt Cutts, nem nenhum artigo sobre Sitemap.XML com PageRank ou alguma utilidade sobre ter links para o arquivo.

#fikdik

Considerando todo esse quadro, acho melhor investir em links para conteúdo relevante. Afinal, para que consulta em KEYwords o Sitemap.XML poderia ser uma boa resposta? Melhor investir em links para conteúdo que converte.

Leitura recomendada: