Frankmarcel.com

Indexação do Orkut no Google – Mudou as Buscas?

Como você vê a indexação dos posts dos forums do Orkut?

Particularmente ainda não encontrei o Orkut nas pesquisas que tenho feito. O que eu já encontrei relacionado ao Orkut foi do próprio fórum de ajuda do Google (google.com/…/orkut/forum/p/….) que não é conteúdo do Orkut, mas sim do Google. Mas é fato, as comunidades estão no Google:

Aproveitando a consulta, já ativei o SERP Overlay da mozBar na consulta específica sobre comunidades do Orkut para ver como poderiam estar sendo posicionadas. Curiosamente, pela base de dados da Open Site Explorer, o volume de backlinks pode não estar sendo tão relevante: os 3 primeiros não tem backlinks, o quarto tem Page Authority 54 e de 4 links e 3 root domains.

Infelizmente, a OSE parece que está meio perdida nas informações (clique para ampliar):

Mas ainda assim, considerando a questão social, onde os links não são exatamente o que mais importa, começa a ser interessante avaliar como os conteúdos do Orkut vão aparecer nos rankings. Em termos de volume de membros na comunidade, a ordenação correta seria:

  1. Orkut Manager (segundo na busca)
  2. MMORPG (primeiro)
  3. Nova Consciência (quarto)
  4. Blush (terceiro)

Complementando, lá nos idos de janeiro de 2008 eu havia postado no meu blog sobre PageRank no Orkut, então, mais um fator que pode empurrar as páginas do Orkut pra cima nas buscas no Google.

De longa data, sabemos que há realmente um volume de conteúdo e informações gigantesco no Orkut, são milhões de usuários escrevendo sobre milhões de assuntos nas comunidades da rede, assim, o Orkut tem o que o Google diz que é necessário, o conteúdo. O impasse fica por conta da qualidade e, finalmente, backlinks para esse conteúdo.

Buscando o título das comunidades do Orkut no Google, algumas aparecem, mas, curiosamente, na busca encontro da nova consciencia, quem aparece é o Facebook:

Pois é, mas o Orkut está chegando. Acredito que o Orkut precisa ainda mudar seu posicionamento e sua imagem frente ao público para realmente se tornar um canal o qual as pessoas procurem para divulgar suas informações visando inclusive os rankings no Google.

O domínio do Orkut em si é realmente bem forte. A questão é fazer uma boa distribuição dessa força internamente para conquistar os rankings. Aí Orkut, precisando de ajuda, manda um email! 😉

Leitura recomendada: