Wamp Server – Como Trocar o Diretório WWW

Como Trocar o Diretório WWW do Wamp Server

Como eu já disse outras vezes, eu pretendo migrar meu blog do blogspot para o wordpress (já foi migrado há bastante tempo 😉 ), e para tanto, instalei o Wamp Server 2 aqui no pc para poder ir testando os temas, mas aí a instalação foi parar em c:\wamp. Até aí tudo bem, só que eu queria o diretório www em outro local, eu queria f:\workspace\www, como fazer?

Trocar Caminho para WWW no httpd.conf

Bom, wamp instalado, coloque-o pra rodar, e a partir do system tray (o ícone da bandeja do sistema), acesse o arquivo httpd.conf, o arquivo de configuração do wamp server:

No arquivo, procure pela linha DocumentRoot “c:/wamp/www/” e substitua pelo diretório que você quer que seja o padrão para os projetos, no meu caso, “f:/workspace/www/”. Cuidado com a orientação da barra que separa diretórios!

Substitua também na linha Directory “c:/wamp/www/” o caminho para o diretório que você trocou no passo anterior. Obrigatoriamente, eles devem ser os mesmos e, portanto, o meu ficou Directory “f:/workspace/www/”.

Em seguida, copie o arquivo index.php de c:/wamp/www para o novo diretório de projetos e abra o arquivo para edição. Logo no começo do arquivo, dois caminhos para diretórios devem ser alterados:

  • $wampConfFile = ‘../wampmanager.conf’;
  • $aliasDir = ‘../alias/’;

Os novos caminhos, para mim, ficaram:

  • $wampConfFile = ‘c:/wamp/wampmanager.conf’;
  • $aliasDir = ‘c:/wamp/alias/’;

Agora você deve encerrar o wamp server e iniciá-lo novamente, para garantir as novas configurações. E para ter certeza que tudo correu bem acesse o localhost:

Se você tiver algum projeto na pasta antiga, basta copiar para a pasta nova e continuar os trabalhos!

Por enquanto é isso. Se você tiver algum problema ou algo não deu certo, deixe um comentário!

Leitura recomendada:

18 thoughts on “Wamp Server – Como Trocar o Diretório WWW

  • Você está com o Apache configurado no linux, certo?

    Linux não é minha especialidade, mas o comportamento do LAMP deve ser o mesmo do WAMP. Acho que basta você achar os arquivos de configuração que eu cito no post e fazer as alterações de acordo com o ambiente do Linux.

    Abs,

  • Olá eu principiante nesta ferramenta wamp e apache, porem estou com algumas dificuldades e gostaria que me ajudassem se for possivel.

    No meu directorio d:wampwww, tem varios projectos, joomla, e moodle, e centro, todos eles possuem index e dominio.
    Por exemplo, quando eu coloco no browser http://moodle.dominio.com abre a pagina administrativa do wamp, para abrir o site eu tenho que colocar da seguinte forma http://moodle.dominio.br/moodle.

    fui no apache alterei o documentroot para d:wampwwwmoodle deste jeito abre direito a pagina do moodle mas os restantes dos alias não abre no browser.

    como faço para que cada alias seja acessado directamente sem ter que colocar por exemplo http://nome.dominio.br/nome
    Obrigado

  • Eae gente eu também gostaria de mudar o localhost da pasta padrão para uma de meu interesse no meu caso acontece que as vezes o apanche trava e eu não encontro explicações ae acabo reinstalando ele porque é mais rápido que ficar procurando o problema, bem idependente disso quero trocar esse diretório pra não precisar ficar fazendo backups toda vez que precisar reinstalar o Server e té concegui porem o MySQL não roda algum de você tiveram problema com o banco de dados, porque pela lógica uma vez que ele fica em LocalHost, depois de mudar o localhost faz sentido o script não encontrar o banco de dados, alguém ae teve problemas?

  • Olá Funcionou perfeito.

    Mas fui tentar colocar o meu www dentro da pasta do meu Google Drive que está no PC a sincronizar e não funciona.

    ou seja fiz no DocumentRoot e no Directory:

    “c:/users/marcelo/Google Drive/www/”

    e não funciona.

    Em qq outra pasta funciona :S

    Sabe porque?

    Obrigado

  • Estou tendo que o Marcelo, no lugar de espaço tem colocar %20 por à caso?
    “c:/users/***/Google%20Drive/Escola/CEFET/2°Ano/AW2/PHP/”
    😕

  • o meu wampserver diz “As Características adicionais para trabalhar com ligações entre Tabelas foram desactivadas. Para saber porquê carregue aqui.” Desta maneira eu nao consigo ligar as minhas tabelas do php com o wam server, oqui faço??????? 😳

  • O Novo index.php do Wampserver 2.5, basta apenas alterar perto da linha 40 o $server_dir
    Exemplo:

    $server_dir = “c:/wamp/”;

    Abraço! 🙂

  • No Windows 7 a pasta wamp/www fica acessível pra qualquer um acessar, tem algum jeito de travar essa pasta pra ficar acessível só com senha por exemplo, mas não atrapalhar o acesso do site pra quem tá na rede.

  • Fala, Francisco!
    Windows não é minha especialidade, mas você pode dar uma olhada na configuração do .htpasswd
    Ele permite criar senha de acesso em nível de servidor mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *