Frankmarcel.com

Como Recuperar Conteúdo no Google

Perdeu uma página, apagou um post sem querer, sofreu um ataque, perdeu o banco de dados, trocou de site e esqueceu alguma coisa no site antigo? Tem solução.

Como Recuperar Conteúdo Utilizando o Google

Até as páginas chegarem aos resultados de pesquisa do Google, uma série de processos acontecem, e entre eles está o armazenamento da página do seu site nos servidores do Google. Assim, ele consegue avaliar a página e decidir quando colocá-la nos resultados de busca e em qual posição.

E, salvo casos onde existe restrição, a versão que o Google armazena em seus servidores fica disponível para visualização por qualquer pessoa, inclusive você! Essa versão é chamada de cache do Google.

Para conferir, faça uma busca e confira se logo abaixo do título do resultado na snippet aparece uma pequena seta. Ao clicar nela, você terá a opção “Em Cache:”

Se não for uma página muito nova (pois o Google pode não ter o cache ainda), ou se não existirem restrições em meta tags, robots.txt ou outra forma, então você acabou de encontrar um cache no Google da última versão da página que ele obteve. Aí você pode salvar (literalmente) ou simplesmente copiar e colar em algum documento.

Pronto. Conteúdo recuperado. Quer recuperar inclusive o código HTML? Basta abrir o código fonte da página de cache e copiar o que precisar. Se você for rápido o suficiente, o Google “nem vai perceber” que o conteúdo esteve ausente.

Existe um outro serviço que também tem essa funcionalidade de salvar o histórico de um site, e este não salva apenas a última versão do site, mas salva todas que ele encontrar ao longo do tempo. Eu mostrei o serviço em detalhes para os assinantes da Academia de Marketing Digital.

O interessante é que você pode recuperar conteúdo do seu site ou de outros sites. Quem sabe um concorrente, ou algum outro site, abandonou o barco e jogou fora o seu legado. Você pode conferir o que existia de conteúdo no site que ainda são falhas de conteúdo no seu site e partir para atualização.

Isso mesmo: uma atualização do conteúdo para o seu site. Não copie o conteúdo simplesmente, faça algo novo e melhor do que aquele que deixou de existir.

Tem alguma dica de ferramenta ou uso para essa ideia de recuperar conteúdo? Deixe nos comentários!

Leitura recomendada: