Como Colocar Google Analytics no Blogspot

Hail visitante! Resolvi escrever um post hoje sobre como colocar o código do google analytics no blog do blogspot (ou blogger, se preferir). É bem simples, mas antes de tudo, você precisa ter uma conta no google e se cadastrar no Google Analytics. Você pode conferir neste post do Brasil SEO como proceder para conseguir um código do Google Analytics.

Bom, agora vamos ver o que fazer com o código do Google Analytics para que este seja utilizado no blogspot.

Primeiro, acesse o a área de customização do layout do seu blog:


Depois clique em “Add a Page Element”, no meu caso, cliquei naquele que está na parte de baixo do layout do blog:


Na janela que se abrir, clique em “Adicionar ao Blog” onde estiver “HTML/JavaScript”


Na janela seguinte, deixe a área de título em branco e coloque o código javascript gerado de acordo com o tutorial da Dani no Brasil SEO na área de texto:

Clique em “Salvar Alterações” e depois em “Salvar”, na página de customização do blog.

Complementando o que a Dani disse no seu post, agora você deve voltar à página do Google Analytics que lista os seus sites. Ali, na linha do site que você acabou de adicionar, na última coluna deve aparecer um link “Check Status”. Clique nesse link e confirme todos os passos seguintes, serão semelhantes aos anteriores.

O Google Analytics vai informar a você mais uma vez o código javascript que deve ser usado no seu blog, se você já copiou e colou o código, pode clicar no botão finish e conferir na página que lista os sites uma mensagem semelhante a: “Tracking code detected. Awaiting Information”.

Significa que está tudo certo. Basta voltar ao google analytics no dia seguinte e conferir as estatísticas.

Caso algo tenha ido mal, aparecerá uma mensagem “Tracking code not detected”, tente repetir todo o processo mais uma vez, o código pode estar errado.

Qualquer outro problema, deixe um comentário!

Confira também o post do meu blog Dicas para Google Analytics para mais dicas de uso do Google Analytics.

Abraços e até a próxima!

Leitura recomendada:

65 thoughts on “Como Colocar Google Analytics no Blogspot

  • Ótimo,muito obrigado pela dica.vou linkar no meu blog,e se puder me ajudar,aí segue minha URL: hhtp://leandromaringolo.blogspot.com

    Abraço.

  • Como vai Brother ! Obrigado pelas dicas tão importantes.

    Tenho uma duvida. Gostaria de saber como colocar o analytics no wordpress ou em meu myspace. pois ambos ja tentei e não deu certo.

    Agradeço e meus parabens pelo BLOG

  • E aí Leandro! Obrigado pela visita e comentário!

    E aí Denis! Primeiro, me diga onde você hospeda o seu blog! No wordpress mesmo ou em outro servidor ao qual você tenha acesso FTP/SSH?

    Quanto ao myspace, eu não sei te dizer, pois não “me socializo” por lá.

    Obrigado pelo comentário e pelo parabéns!

  • E aí João!

    Obrigado pelo elogio!

    Bom, pra colocar o feed com imagem na sidebar do blog, basta adicionar um html/javascript na sidebar do seu blog e colocar o link do seu feed e a imagem.

    Entendeu?
    Acho que vou fazer um post explicando isso, o que acha?

    Abraços!

  • oi leandro,obrigado pelas dicas,o seu blog ta otimo.Eu tou com um blog tb mas eu começei agora…www.opequenopostador.blogspot.com
    abraço!

  • Oi Carla!

    Não entendi para quê você quer saber o IP, em nenhum momento isso é necessário no cadastro de um site ou blog no Google Analytics.

    Para saber o IP de um site, basta digitar o comando:

    ping http://www.nomedosite.com.br

    ou no prompt do DOS (cmd – Windows) ou em uma janela de terminal/console do linux.

    Se você tiver alguma outra dúvida, entre em contato ou deixe um comentário!

  • Oi o que eu estou falando é do ip dos visitantes. Por exemplo no sitemeter eu sei isso instantaneamente. No google analytics eu vejo imensa informação mas essa me dava muito jeito saber!

  • Olha Carla, que eu saiba o Google Analytics não mostra isso não.. Mas para quê você iria precisar saber o IP dos visitantes?

  • Oi, gostei muito da sua explicação, mas será que você poderia explicar de maneira detalhada como criar um filtro que exclua as minhas visitas internas via endereço de IP no Google Analytics?
    Já fiz isso várias vezes, utilizando o filtro padrão do Google Analytics de exclusão de visitas internas via IP, mas infelizmente os dados obtidos são semelhantes aos dados brutos. Tentei também criar um filtro personalizado; esse parece que funcionou melhor, mas não tenho certeza se realmente os dados estão sendo filtrados (a única coisa que deu pra perceber, é que os dados obtidos – número de visitas – por esse filtro são menores do que os dados brutos, mas não sei, se de fato, o filtro está filtrando as minhas visitas internas).
    Ficarei muito grato se você puder me ajudar.

  • E aí Érlon! Você já é a segunda pessoa que me pergunta algo assim.
    Primeiro, vou te recomendar uma passada pelo meu post de dicas para google analytics – nele eu explico algumas dicas para refinar o filtro e deixá-lo bem preciso – se você tiver alguma nova dúvida, não deixe de comentar.

    Segundo, vou te pedir uma explicação: o que é que você está considerando “visitas internas”? Pessoas que navegam de uma página do seu site para outra página do seu site?

    Se você puder me explicar melhor isso, talvez eu possa te ajudar a criar um filtro preciso de acordo com as dicas do post que eu citei ali em cima!

    Abraços!

  • Olá,

    só não entendi uma coisinha: prá eu saber as estasticas tenho que entrar no site do google analitycs ou as estatisticas são mostradas em meu blog?]

    Até mais
    Camila 🙂

  • Oi Camila!

    O Analytics é reservado neste ponto. É necessário ir ao analytics sim para ver as estatísticas e, se não me engano, o Google não permite que se divulgue os dados dali explicitamente. Algo assim…

    Abraços!

  • Obrigado amigo!
    pensei que deveria inserir direto no codigo do template. Com o ‘gadget’ é bem simples e rápido.

    Abraço

  • E aí Adriano!
    Inserir diretamente no template também vai funcionar, mas essa é uma alternativa mais simples do que editar o template, nao é mesmo?

    Abraço!

  • ola!
    Parabens pelo post esta tudo muito bem explicado.
    Tenho uma duvida, precisava de saber os ips das pessoas q comentam meu blog, acontece q é uma blog de uma equipa desportiva e alguem de dentro esta comentando em anonimo e gostaria de saber quem é. Voce me pode ajudar?

  • olha, no google analytics tem uma area com informaçao de endereços IPs (hostnames) dos visitantes… nao sei qual a precisao…

    está em:
    Visitors > Network Properties > Hostnames

    ou:
    Visitantes > Propriedades de rede > nome do host

    nao sei exatamente como é em portugues, pois meu analytics é em ingles, mas deve ser perto disso.

    se isso te ajudar, deixe um comentário aqui no blog!
    abraços!

  • Gostaria de saber se tenho como excluir meu IP do analytics, para que ele não contabilize os meus próprios acessos ao meu blog. Como estou começando, quero saber extamente quantos acessos o blog terá.

  • E aí Pena! Tem como fazer isso sim, eu só nao sei exatamente como. Nunca vi ninguém falando disso em português, conteúdo em inglês é problema para vc? Eu posso procurar denovo, traduzir e postar aqui no meu blog eventualmente.

    Abraços!

  • Alguma coisa está errada. Apesar de o status informar que está tudo correto, nao recebo nenhuma informação de acesso, enquanto estou recebendo devidamente as informações do sitemeter. E instalei o sitemeter porque o analytics não está funcionando.
    Instalei o analytics conforme suas orientações. O que deve estar errado?

    Quanto ao excluir meu ip, isso eu consegui.

  • Eu recomendo o Google Analytics. É uma ferramenta ótima para vc analisar o site, ter as informaçoes de visitas, termos de busca para os quais suas páginas aparecem bem, de onde vem seus visitantes e muitas outras informaçoes. Vale a pena!

  • Boa noite, o seguinte fiz os passos certinhos (eu acho) mas ta dando como código não instalado, cara ja quebrei a cabeça com isso, oq da pra mim fazer ainda.

  • Juma, talvez a versão do blogspot seja diferente. De qualquer forma, você pode colar o código gerado no Analytics direto no XML (template) do seu blog. Mas acho que são necessários alguns cuidados para não dar errado.

  • ae eu fiz um blog faz pouco tempo e nao seidireito onde achar o codigo
    do javascript.

    se poder ajudar deixe um comentario no meu blog Vlw.

    htpp//:esquadraododia.blogspot.com

  • Olá Frank,
    muito bom este post, me ajudou muito, vou linkar vc no meu blog e tenho certeza que vai me ajudar muito com todos eles, ainda mais que estou começando agora.
    Parabéns pelo blog.

    att,
    Daniel.
    electronicbag.blogspot.com

  • olá, criei a conta no Google Analytics e fui ao meu blog, no Layout e lá não encontrei “Add a Page Element” para colar o código “java script” fornecido. Será que o meu blog é diferente?
    Obrigado pela dedicação

    “compartilhar conhecimentos, é a melhor forma de crescer”

  • Olá Sérgio,

    pode ser diferente sim. O Blogspot tem algumas versões diferentes.

    Bom, você pode copiar o código do analytics no template do seu blog, mas acho que são necessários alguns cuidados para não dar errado. Alguns caracteres podem ser trocados, enfim.

  • instalei o analitics em meu blogspot porém ele informa que o acompanhamento foi instalado e não sai disso, não conta as visitas, já cheguei a restaurar tdo e instalar e nda, onde será que pode estar o problema, no analytics ou no blogpot.
    Agradeço se puder me ajudar
    Obrigado
    Elton

  • Elton, o Blogspot não vem com a opção de ter analytics? Achei que tivessem adicionado essa.

    Não sei como posso te ajudar. Montei este tutorial em cima de como funcionou pra mim. E como você pode ver nos comments, funcionou para outras pessoas também.

    Somente vendo, literalmente, o que acontece pra te ajudar.

  • Obrigado Frank,

    Não sei o que houve no meu caso.
    Para resolver criei uma nova conta no analytcs em outro e-mail, e funcionou.
    Depois adicionei meu e-mail normal como administrador e agora ta tdo blza.

    Obrigado

    Elton Cesar
    Blog – Agencias de Emprego em Curitiba

  • Tentei instalar o Google Analytics no meu blog e segui os passos indicados neste post, mas não consegui. Ainda aparece a mensagem dizendo: “acompanhamento não instalado”. O que faço? Já repeti o processo várias vezes, sem sucesso… já experimentei tb colocar o código dentro das tags , mas tb não obtive sucesso…

  • Frank,

    Consegui inserir o código como você ensinou no post, mas tem alguma diferença ou algum problema em fazer da forma que você falou ou colocar antes da teg como vc disse no comentário?
    valeu pela força
    abraços

  • bom amigo ja tentei varias vezes fica de um dia para o outro e depois fica ativo mais nao esta dando a estatisca ta zerado no google e meu blog tem mais de mil visitas diariamente nao sei mais o que fazer se alguem poder me ajudar me mande um email

  • Muito bom as suas dicas. Sou um completo curioso da Blogosfera e sempre achei a plataforma blogspot complicada. Conhecendo o WordPress tudo ficou mais fácil.
    Mesmo assim valeu a dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *