UTMizador: Criador de URLs do Google – URL Builder

Primeira vez por aqui? Então leia a seguir o que são os parâmetros UTM, como usar o UTMizador e por quê usar tudo corretamente faz a diferença.


Sua URL UTMizada vai aparecer aqui!


O que são os Parâmetros UTM?

Os parâmetros UTM são variáveis convencionadas para carregar as informações sobre a divulgação de uma página em termos de canal usado para a divulgação e especificações da campanha. Os parâmetros UTM principais são:

  • utm_source
  • utm_medium
  • utm_campaign

De cima para baixo na lista, eles vão representar a origem, mídia e campanha referentes a divulgação a ser realizada. Por exemplo, uma divulgação no Facebook pode usar os parâmetros da seguinte forma:

http://www.frankmarcel.com/utmizador?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=primeira+chamada

Dessa forma, quando as pessoas clicarem no link lá no Facebook o link terá os parâmetros e, quando as visitas chegarem ao site, o Google Analytics (ou outra ferramenta) será capaz de classificar a visita como sendo a minha campanha de “primeira chamada” para visitar o Utmizador e que são as visitas orgânicas do Facebook (facebook / social como origem / mídia).

Simples, não é? Você usa os parâmetros conforme seja a natureza da divulgação. Se é uma divulgação paga por clique, o ideal é escolher CPC como mídia e, para a origem, o respectivo sistema (AdWords, Facebook Ads, Bing Ads etc.)

Vai divulgar por email? A mídia (utm_medium) é o email. Vai usar redes sociais, a mídia é social.

O ideal em seguir o uso desses parâmetros corretamente é que o Google Analytics já identifica corretamente essas fontes de tráfego e fará a associação correta de canais em seus relatórios.

Se você não usa as associações padrão do Analytics, então pouco importa. Use os UTMs como preferir, apenas tenha consistência para conseguir se encontrar depois entre campanhas, origens e mídias.

Como usar o UTMizador?

O uso desse criador de URLs com UTM é bastante simples:

  1. No primeiro campo, entre a URL completa que vai ser divulgada;
  2. Em seguida, escolha a mídia para que as opções de origens sejam carregadas;
  3. Digite o nome da campanha no campo logo abaixo de mídia e origem;
  4. O quarto campo terá sua URL com parâmetros UTM. Basta copiar e usar.

Sentiu falta de alguma opção para origem ou mídia? Envie nos comentários!

Por que usar os parâmetros UTM corretamente faz diferença?

Primeiro: por “corretamente,” entenda que o principal é manter consistência entre as opções que você escolhe para utm_source e utm_medium, principalmente. Não é que as opções que eu deixei disponíveis sejam as únicas corretas, mas para quem tem dúvidas de como usar, tem dúvidas se tem usado corretamente esses parâmetros, essa ferramenta coloca tudo no lugar.

Quando você estabelece a consistência na definição de UTMs, os seus relatórios no Analytics vão ser impactados diretamente, com o tráfego sendo classificado corretamente entre canais (Direct, Social, Organic Search, Email …) e isso vai facilitar a sua análise macro por canal.

Usar os parâmetros desordenadamente vai provocar uma pulverização de dados, difícil de agrupar, e pode até te levar a análises erradas, ou monitoramentos errados.

E a dica final: JAMAIS use parâmetros UTM em links internos, ou seja, jamais use parâmetros UTM para monitorar cliques em links que levam de uma página do seu site, para outra página do seu site.

Falhar nesse ponto vai provocar dezenas de monitoramentos fora do esperado e, novamente, pode te levar a análises e decisões erradas. Inclusive, uma ótima leitura complementar a este guia de UTMs é o post Analytics: 7 coisas que você deveria saber sobre Sessões, e 1 Desafio.

Esse é um ponto que eu reforço bastante no meu curso de Analytics. Todo mundo sempre quer saber qual canal traz visitas e conversões, quais são os canais do primeiro acesso das pessoas e outras perguntas relacionadas.

Só faz sentido buscar essas respostas nos relatórios do Analytics se você realmente estiver fazendo um uso correto de parâmetros UTM em todas as campanhas de aquisição de tráfego e conversão.

Tem alguma dúvida sobre UTMs, URL Builder ou esse UTMizador? Pode mandar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *