Categorias: SEO

Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

Pouco depois de você começar a trabalhar com Link Building, uma dúvida vai te encontrar:

Quanto tempo demora para que o Google reconheça um backlink (linkando para seu site)? Exemplo: Meu site foi linkado pelo UOL. Quando o Google Vai começar a me rankear melhor depois disso? Obrigado!

Para começar a analisar esse tempo, considere um cenário muito específico: somente o seu site recebeu link, (para facilitar) da página inicial do UOL; seus concorrentes ficaram estagnados; o seu site manteve-se ativo, ele é relevante, é frequentemente atualizado e tem tudo mais que é importante, então, em questão segundos ou poucos minutos, você terá o link indexado e o site mais bem posicionado.

Agora, considerando o mundo real: o concorrente ganhando links, produzindo conteúdo, sendo também relevante, página da UOL mudando a cada segundo, a Web mudando milhares de vezes a cada microssegundo; entram alguns pontos importantes a considerar:

  1. O link precisa ser encontrado, e isso depende da frequência de atualização da página onde está o link;
  2. Isso depende do Googlebot ir até a página para encontrar o novo link, o que costuma ser rapido;
  3. Agora, com o novo link e outros milhões de links que ele encontrou, o Google vai priorizar e recalcular resultados de busca.

Geralmente, essa priorização leva em conta 2 pontos principais: o volume de busca da pesquisa em questão (mais buscas = maior prioridade); e o PageRank (ou autoridade) dos sites envolvidos (maior PageRank = maior prioridade).

Entra em cena, também, a velocidade de carregamento dos sites envolvidos, especialmente o site no qual o link surgiu. Sites rápidos são visitados mais vezes por dia pelo Googlebot do que sites lentos, então:

  1. Se o site ainda não esgotou o crawl budget do dia, o link pode ser encontrado no dia em que aparece, alguns segundos depois; e
  2. Se os fatores de autoridade e volume de busca para os termos envolvidos são favoráveis;

A mudança favorável de rankings pode acontecer em um intervalo de poucos dias, 1, 2, 4 dias. Para cenários menos favoráveis, isso vai demorar mais, naturalmente.

O Google sempre busca se mais rápido e real-time com esses fatores todos desde o Caffeine, porém, além de ter que considerar mais de 200 fatores de classificação, ele ainda precisa fazer essa conta toda com bilhões de sites e trilhões de links.

É de se esperar que não seja mais rápido e estável. Adicione a isso tudo o fato de que a Internet se atualiza a cada segundo e mesmo o algoritmo usado para fazer essas contas também é atualizado frequentemente.

Não é fácil ser o Google.

Continue por Aqui:

frankmarcel

Ver comentários

  • Excelente informação. Tenho uma pergunta a fazer sobre os sites criados no Google sites, eles tem preferência, são linkados mais facilmente ou tenho que fazer todo um trabalho de backlinks para posicioná-los melhor?

  • Fiz alguns minisites no Google sites, mas não fiz trabalho de backlinks. Hoje três meses depois eles sequer aparecem nas pesquisas do Google. Será que você pode por favor me dar algumas dicas para ranquear melhore esses site?

  • Alexandra, eu vejo muito pouco Google Sites nas buscas, não sei você. Confesso que não tenho certeza se é necessária alguma configuração específica, ou se os caminhos tradicionais de SEO já são suficientes.

    Por exemplo, o Wordpress tem uma opção mais ou menos com o nome "Ocultar meu site das ferramentas de busca." Se você ativar, naturalmente o seu site não aparece no Google.

    É a isso que me refiro. Não sei se o Google Sites tem alguma opção desse tipo, ou se basta mesmo caprichar no SEO.

    De toda forma, acredito que você deveria considerar sair do Google Sites para uma solução mais profissional, já que isso passa também mais credibilidade para quem acessa o site.

  • Olá amigo, primeiramente queria dar os parabéns pelo artigo, agora tenho uma pergunta, eu comprei alguns lites expirados do tumblr com DA de 27, sera que os backlinks vão ´passar força pro meu site ???

  • @denilson, depende de alguns elementos, como o uso do nofollow nos links, no cabeçalho da página; se os links são diretos ou redirecionamentos (e aí depende do redirecionamento); e até mesmo se o Google considera o domínio/subdomínio relevante para passar autoridade.

  • é dificil de saber a precisão, depende mto a relevancia do seu site, quanto maior for mais rápido será a inclusão do seu link e página. Estou esperando o Google indexar os nossos.

    • Fala, Danilo! Não é uma questão de tamanho, mas sim relevância. Se você lançar um site novo com milhões de páginas, vai demorar para indexar, embora seja grande. Ou se lançar um site cheio de spam, mesmo grande, vai demorar para indexar, se indexar. Está mais ligado mesmo à relevância. Valeu pelo comentário!

  • Ola, eu migrei meu site de domínio e hospedagem por exemplo. meu site . com sem os espaços, para meu site . biz, eu tinha bastante backliks. isso ha mais de 1 mês, fiz o redirect 301 no antigo host (e ainda mantenho ele e o antigo domínio ativo) fui nas ferramentas do bing webmasters e do google também, informei sobre as mudanças, ambos foram feitas com exito. Mais ate o momento sempre que consulto com algumas ferramentas diz que eu não possuo backlinks. Oque devo fazer?

    • Provavelmente o melhor é esperar. Pode ser que as ferramentas não atualizem também, uma vez que os links continuem a apontar o domínio antigo (ela estarão corretas, porém incompletas). O importante é Google encontrar os redirecionamentos, independentemente do que outras ferramentas mostrem.

  • Bem legal esse artigo, creio que a minha dúvida com certeza foi e tem sido de muitos..haha..mais vamos aguardar os resultados, tomara que cheguemos na primeira página um dia..obrigado pelo post..valew

Últimos posts

Como a Busca por Voz Influencia Ações de SEO?

Os fatores de posicionamento no Google não mudam para a busca por voz, mesmo assim, é provável que você precise…

1 ano atrás

Monitorar Curtidas com o Analytics – Monitorar Vaidade?

Monitorar Curtidas no site com o Google Analytics: Isso realmente é uma métrica que vai ajudar o seu site? Ou…

1 ano atrás

23 Perguntas Para uma Contratação de SEO Acertada

Vai contratar um analista ou agência? Faça essas 23 perguntas para avaliar a qualidade da sua contratação. Quer uma nova…

1 ano atrás

Analytics: 7 coisas que você deveria saber sobre Sessões, e 1 Desafio

Você acha que sabe tudo sobre a métrica visitas (ou sessões) no Google Analytics? Aposto que você vai encontrar algumas…

1 ano atrás

Expressões Regulares no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para análise de tráfego e navegação de usuários no site. O interessante é…

1 ano atrás

8 Recursos do Google Analytics que Você Precisa Usar

Google Analytics: Descubra quais são os 8 principais recursos que você precisa usar para garantir ter qualidade nas métricas, relatórios…

1 ano atrás