Categorias: Google

Como Recuperar Conteúdo no Google

Perdeu uma página, apagou um post sem querer, sofreu um ataque, perdeu o banco de dados, trocou de site e esqueceu alguma coisa no site antigo? Tem solução.

Como Recuperar Conteúdo Utilizando o Google

Até as páginas chegarem aos resultados de pesquisa do Google, uma série de processos acontecem, e entre eles está o armazenamento da página do seu site nos servidores do Google. Assim, ele consegue avaliar a página e decidir quando colocá-la nos resultados de busca e em qual posição.

E, salvo casos onde existe restrição, a versão que o Google armazena em seus servidores fica disponível para visualização por qualquer pessoa, inclusive você! Essa versão é chamada de cache do Google.

Para conferir, faça uma busca e confira se logo abaixo do título do resultado na snippet aparece uma pequena seta. Ao clicar nela, você terá a opção “Em Cache:”

Se não for uma página muito nova (pois o Google pode não ter o cache ainda), ou se não existirem restrições em meta tags, robots.txt ou outra forma, então você acabou de encontrar um cache no Google da última versão da página que ele obteve. Aí você pode salvar (literalmente) ou simplesmente copiar e colar em algum documento.

Pronto. Conteúdo recuperado. Quer recuperar inclusive o código HTML? Basta abrir o código fonte da página de cache e copiar o que precisar. Se você for rápido o suficiente, o Google “nem vai perceber” que o conteúdo esteve ausente.

Existe um outro serviço que também tem essa funcionalidade de salvar o histórico de um site, e este não salva apenas a última versão do site, mas salva todas que ele encontrar ao longo do tempo. Eu mostrei o serviço em detalhes para os assinantes da Academia de Marketing Digital.

O interessante é que você pode recuperar conteúdo do seu site ou de outros sites. Quem sabe um concorrente, ou algum outro site, abandonou o barco e jogou fora o seu legado. Você pode conferir o que existia de conteúdo no site que ainda são falhas de conteúdo no seu site e partir para atualização.

Isso mesmo: uma atualização do conteúdo para o seu site. Não copie o conteúdo simplesmente, faça algo novo e melhor do que aquele que deixou de existir.

Tem alguma dica de ferramenta ou uso para essa ideia de recuperar conteúdo? Deixe nos comentários!

Continue por Aqui:

frankmarcel

Ver comentários

  • Uma página foi indexada sem eu solicitar, depois eu li um artigo como fazer um arquivo robots.txt, mas vamos lá, o cache da pagina sempre dá a antiga e não a que eu fiz a atualização como faço para que o cache do google fique com a página atualizada e se demora um tempo para atualizar o cache, qual é este tempo. Desde já, agradeço. Um abraço.

  • Olha, você não pode bloquear essa página no robots, pois se o fizer, o Google não vai acessar a página e nunca vai atualizá-la.

    No mais, você pode fazer uns links para essa página e aguardar o Google atualizar.

  • Oi Rose, uma alternativa para recuperar o HTML é justamente o que eu expliquei no post.

    Ache um conteúdo do site no Google, acesse o link "Em Cache", abra o código fonte da página e lá estará o HTML do seu site.

  • Oi marcel,tomara que vc possa me ajudar!!!Ao personalizar meu blog para um novo modelo meus comentários sumiram o que faço para recuperá-los?

  • Olá Frank. Cara, costumava fazer pesquisa com meu nome próprio no Google, e vinham várias referências (ou resultados),como classificação em concursos, participação em grupo de estudo, dentre outros. De uns dias prá cá essas referências, importantes para mim, sumiram. Você sabe como recuperá-las ? Grato. Ricardo.

  • @Lilian: você utiliza o Wordpress? Sugiro que você procure o arquivo single.php do seu tema e inclua a função wp_comments() ou similar! =)

    @Ricardo: através de SEO você consegue recuperar. Acho que compensa você estudar sobre o assunto, mas se está procurando formas de promoção pessoal, acredito que valha a pena investir em um website pessoal (como o meu! - plim! idéia pra vc - escreva sobre o que você sabe e publique, simples, as pessoas vão te encontrar - assim como você me encontrou), além de criar perfis profissionais em redes como LinkedIn, Facebook, Twitter e utilizá-las para essa auto-promoção, e não para conectar com miguxos e fazer o rapa na mulherada.

    Abraços!

  • Abusando de sua ajuda: não há como resgatar os rascunhos de um blog removido (no Blogger)? Foi removido devido a um problema com uma conta Google desativada, que estou em vias de solucionar.

  • Oi Beatriz, receio que não tenha como recuperar os rascunhos, a menos que se recupere o próprio acesso ao blog...

Compartilhar
Publicado por
frankmarcel

Últimos posts

Como a Busca por Voz Influencia Ações de SEO?

Os fatores de posicionamento no Google não mudam para a busca por voz, mesmo assim, é provável que você precise…

1 ano atrás

Monitorar Curtidas com o Analytics – Monitorar Vaidade?

Monitorar Curtidas no site com o Google Analytics: Isso realmente é uma métrica que vai ajudar o seu site? Ou…

1 ano atrás

23 Perguntas Para uma Contratação de SEO Acertada

Vai contratar um analista ou agência? Faça essas 23 perguntas para avaliar a qualidade da sua contratação. Quer uma nova…

1 ano atrás

Analytics: 7 coisas que você deveria saber sobre Sessões, e 1 Desafio

Você acha que sabe tudo sobre a métrica visitas (ou sessões) no Google Analytics? Aposto que você vai encontrar algumas…

1 ano atrás

Expressões Regulares no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para análise de tráfego e navegação de usuários no site. O interessante é…

1 ano atrás

8 Recursos do Google Analytics que Você Precisa Usar

Google Analytics: Descubra quais são os 8 principais recursos que você precisa usar para garantir ter qualidade nas métricas, relatórios…

2 anos atrás