Categorias: Pro

Google AMP – Accelerated Mobile Pages

O que é Google Amp?

Google AMP é o projeto iniciado no Google em parceria com publishers de conteúdo e empresas de tecnologia com o objetivo de entregar uma Internet mais rápida, especialmente, para usuários de smartphones.

AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages, que significa (em tradução livre) páginas mobile aceleradas. E essa aceleração vem, na verdade, do fato de que as páginas do site ficam reduzidas a terem basicamente apenas logo e conteúdo, que são armazenados pelo Google e seus parceiros.

Aí, quando uma pesquisa acontece, o Google entrega o conteúdo por ele mesmo. Mais rápido, impossível.

Inicialmente, apenas conteúdo texto mesmo e logo entravam na versão AMP de uma página. Agora, ele pode ter o código do Google Analytics, códigos para anúncios e as páginas de ecommerces já estão recebendo seu caminho para entrar no AMP também.

Como implementar o AMP?

Porém, o AMP não é como as versões em cache do Google, o Google não gera essas páginas automaticamente. Você precisa programar o seu site para ter a “versão AMP” das páginas e do conteúdo.

A boa notícia fica para quem usa o WordPress.

WordPress AMP

A Automattic, principal desenvolvedora do WordPress, tem o plugin perfeito: AMP. E se você usa o Yoast SEO, vai precisar também do plugin Glue.

Aí, basta ativar e o seu WordPress estará pronto para aparecer no Google como uma página AMP. Todo os seus posts terão uma versão AMP respectiva e você poderá visualizá-la digitando “/amp” no final das URLs do site.

Não tem WordPress?

AMP Project

O site oficial do AMP tem todos os guias para você produzir o seu site acelerado: ampproject.org – usando o agora chamado AMP HTML.

AMP HTML

O AMP HTML é, basicamente, o código HTML tradicional incrementado com marcações específicas para o AMP. 2 marcações são obrigatórias:

  • Uma folha de estilo específica (<style>);
  • Um código javascript (https://cdn.ampproject.org/v0.js).

E a tag html precisa notificar que a página possui versão específica (<html amp>).

Em contra-partida, algumas tags ainda não possuem implementação para o AMP HTML, como as tags para formulário (form, input e as demais) – por enquanto. O plano é expandir para conter mais tags e funcionalidades.

Vale a pena o esforço de implementar?

Se você usa o WordPress, é óbvio que sim. O plugin facilita tudo. Se você não usa o WordPress, ainda assim vale a pena. Os resultados AMP são realmente rápidos no celular, tem o destaque no resultado de busca e para páginas de conteúdo, é o que o seu usuário mais precisa.

Veja o resultado da busca “SEO para empresas locais” marcado com o símbolo do AMP:

E ao clicar, o site é carregado com foco total no conteúdo:

Veja como o post SEO para empresas locais é completamente diferente na versão responsiva do meu site:

Com todos os recursos de estilos, fonte específica e etc, a versão responsiva é mais pesada e, portanto, mais lenta para carregar. A versão AMP é praticamente instantânea.

Se quiser testar, você pode acessar g.co/ampdemo a partir do seu smartphone. Aí basta fazer as buscas e observar o resultado com o símbolo do AMP. Você vai ver como carrega na velocidade da luz!

Depois, é só ficar de olho no site oficial do projeto para continuar implementando as novidades no seu site.

Continue por Aqui:

frankmarcel

Compartilhar
Publicado por
frankmarcel

Últimos posts

Como a Busca por Voz Influencia Ações de SEO?

Os fatores de posicionamento no Google não mudam para a busca por voz, mesmo assim, é provável que você precise…

1 ano atrás

Monitorar Curtidas com o Analytics – Monitorar Vaidade?

Monitorar Curtidas no site com o Google Analytics: Isso realmente é uma métrica que vai ajudar o seu site? Ou…

1 ano atrás

23 Perguntas Para uma Contratação de SEO Acertada

Vai contratar um analista ou agência? Faça essas 23 perguntas para avaliar a qualidade da sua contratação. Quer uma nova…

1 ano atrás

Analytics: 7 coisas que você deveria saber sobre Sessões, e 1 Desafio

Você acha que sabe tudo sobre a métrica visitas (ou sessões) no Google Analytics? Aposto que você vai encontrar algumas…

1 ano atrás

Expressões Regulares no Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta excelente para análise de tráfego e navegação de usuários no site. O interessante é…

1 ano atrás

8 Recursos do Google Analytics que Você Precisa Usar

Google Analytics: Descubra quais são os 8 principais recursos que você precisa usar para garantir ter qualidade nas métricas, relatórios…

2 anos atrás