Google Trends for Google

Nota: há época deste post, o Google Trends ainda era dedicado a Websites, e uma ferramenta extinta, o Google Insights, respondia por pesquisas de termos. Agora, existe apenas o Google Trends (com o Insights incorporado nele) e eu tenho post mais interessante sobre como produzir conteúdos completos usando o Google Trends.

A leitura é mais interessante 😉


Eu tenho um post no blog da MestreSEO – A Melhor Rede Social de Conteúdo do Brasil – no qual utilizei as informações de uma ferramenta do Google chamada Trends for Websites. Essa ferramenta mostra a tendência (trends) de uso dos sites que você digitar na página do Trends for Websites:

trends-wiki

Naturalmente, isso nos desperta a curiosidade: e o site X, como será que está? e o site Y? Bom, nessa de ficar testando sites, eu me lembrei de uma estatística que circula na Internet de que o Google domina 60~80% do mercado de buscas, logo, hora de tirar as dúvidas, mas:

trends-google

Qual não foi a decepção de ver que o Google (por que será?) não divulga suas informações de trends na sua própria ferramenta, enquanto revela os dados de seus concorrentes: Yahoo! e Microsoft. Aliás, não mostra tendências de nenhum dos seus serviços…

trends-googles2

O Google não está sendo justo expondo seus concorrentes e escondendo seus dados. Para uma empresa focada na experiência do usuário, clareza, transparência – ponto negativo.

Se o seu concorrente não for o Google, fica a dica para uma ótima ferramenta para avaliar o seu site em relação aos seus concorrentes e demais tendências na Internet.

Leitura recomendada:

4 thoughts on “Google Trends for Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *