AdWords #Fail – E o Quality Score?

Hail! Estou desde março sem postar, portanto vamos direto ao assunto. Hoje, estava conferindo meus emails no Gmail e, como sabemos, ele investiga o conteúdo do email e mostra anúncios relacionados do programa do AdWords. Pois bem, vejam o conjunto de anúncios exibidos:

AdWords #FAIL

adwords fail

O curioso mesmo é que o Google AdWords conta, teoricamente,  não só com o quanto o anunciante paga em uma keyword, mas também outros fatores que compõem o chamado Quality Score (QS) – que é usado para garantir que somente anúncios de qualidade sejam exibidos.

Google AdWords Quality Score

De acordo com o fórum de ajuda do AdWords,

Quality Score helps ensure that only the most relevant ads appear to users on Google and the Google Network. (…) Relevant ads tend to earn more clicks, appear in a higher position, and bring you the most success.

Como eu disse antes, o Quality Score serve para ajudar o Google a somente mostrar ads relevantes na rede de conteúdo, e mais: anúncios relevantes tendem a aparecer em posições melhores. Não consigo imaginar a relevância de “Headline / line 1 / line 2”. Parece que o valor pago na keyword é muito mais forte que o Quality Score, sendo que o QS parece uma métrica mais interessante.

Pelo menos em ads de SERPs o Quality Score parece funcionar melhor, já que cobre melhor essa área por ser um sistema voltado à keyword, mas também são definidas regras para o QS de conteúdo:

  • A performance que o anúncio já teve
  • A relevância de ads e keywords que pertencem ao mesmo grupo de ads
  • Qualidade da Landing Page
  • Histórico do CTR do anúncio
  • Outros fatores de relevância

Mas se o QS não der jeito, o terceiro anúncio da imagem parece sensato – “Não entre no AdWords!”. Fica o puxão de orelha no AdWords, acho que isso não anima os competidores a investir.

Leitura recomendada:

5 thoughts on “AdWords #Fail – E o Quality Score?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *