Em Quanto Tempo o Google Atualiza o Cache de um Site?

tempo atualizar cache google

Esse é um tema interessante e eu já recebi várias dúvidas como essa no Mestre Academy:

Frank, o Google já passa quase que diariamente na index e indexa o conteúdo novo, mas não armazena no cache. Para você ter ideia, o cache é de mais de 1 mês atrás… no que posso estar errando? Ou seria uma falha do google mesmo?

Para começar do começo, saiba que o cache, neste contexto, é a versão que o Google salva de uma página do seu site, e é baseado nessa versão em cache que o Google aplica seus algoritmos de classificação para entender o conteúdo da página e para posicioná-la em um resultado de busca.

Assim, quando você faz atualizações no seu site, quanto antes o Google perceber as atualizações, antes ele terá o cache da nova versão disponível, antes ele pode modificar o posicionamento dessa página nas pesquisas dos usuários, se assim ele entender necessário.

Na maior parte dos casos, essa versão em cache fica disponível também no resultado de busca, logo abaixo do título na snippet, um link que você clica e aparece o texto “Cache.” Aí você clica e ele exibe a versão mais recente que ele tem de tal página. Assim você tem uma indicação clara se o Google já tem a versão mais nova da sua página, ou não.

É importante notar, também, que todo o processo funciona em fases separadas:

  1. O Google encontra uma página e marca para visitação;
  2. Visita a página e classifica seu conteúdo;
  3. Atualiza seus servidores com a nova informação;

Somente depois o posicionamento da página pode mudar. É importante ter isso em mente pois o processo de encontrar páginas e marcar para visitação é muito mais rápido do que classificar e atualizar servidores; também, são processos paralelos e não seriados (um atrás do outro).

Na Academia de Marketing Digital do Mestre Academy, eu tenho algumas aulas a respeito de diferentes formas de identificar como o Google enxerga o seu site, em especial: Como testar a resposta do site como Googlebot.

Bom, mas isso é metade da história, a outra metade é:

Qual a velocidade de (re-)indexação no Google?

Ou seja, quanto tempo o Google leva para visitar de novo uma página? Basicamente, cada site e cada página simplesmente tem seu próprio tempo de acordo alguns fatores diferentes, e em especial 2:

Um site que se atualize diariamente possivelmente terá o seu cache no Google atualizado todo dia também, desde que sejam atualizações relevantes. E quanto mais importante a página, quanto mais buscas e usuários ela consegue impactar, também mais importância o Google dá para ter sempre a versão mais nova dela para seus usuários.

Outros fatores também entram em cena, como a velocidade do site, estabilidade e outros pontos mais técnicos dos fatores de SEO para que o Google não derrube um site de tanto requisitar suas páginas.

Outro caminho para acelerar o processamento de uma atualização pelo Google de uma página do seu site está no Google Search Console, na ferramenta Rastrear como Google. Mais uma vez, tanto a Academia de Marketing Digital quanto outros cursos no Academy tem vídeos a respeito de como fazer isso.

Leitura recomendada:

14 thoughts on “Em Quanto Tempo o Google Atualiza o Cache de um Site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *