SEO e Title Tag – 6 Passos para criar um Título Otimizado

Desde os primórdios de SEO a tag de título de uma página (<title>) tem papel importante em seu posicionamento nos resultados do Google. Ela tem esse formato no código HTML:

<title>SEO e Title Tag - 6 Passos para criar um Título Otimizado</title>

Hoje, com maior domínio dos fatores de posicionamento no Google, e com a maioria dos sites desenvolvendo a otimização de todos eles, às vezes algum dos fatores cai em descrédito, como o título, e surgem dúvidas como:

amigo, tenho um site de filmes online e publiquei muitas postagens com títulos irrelevantes que, de facto, nunca iriam levar ao filme da página em questão. Se eu otimizar esse título, mudá-lo de forma a melhorar a frase, o Google irá indexar esse mudança?

Com certeza! Você pode e deve alterar os títulos de modo que eles favoreçam que o Google entenda sobre o que é o seu site, pois assim, por consequência, melhoram suas chances de conseguir bons rankings nos resultados de pesquisas.

Mas vai um alerta: é necessário acompanhar a velocidade que o Google vai atualizar o seu site, para você não tomar decisões precipitadas, como alterar o título uma segunda vez, quando o Google não viu nem a primeira ainda.

Dependendo da frequência com que ele visite o seu site e quantas páginas ele costuma visitar por vez, a atualização completa pode ser mais rápida ou mais lenta. Isso é importante, também, pois em sistemas automatizados (como o WordPress), o título de uma página é automaticamente utilizado em links internos, assim, mudar o título de uma página implica em mudar o texto âncora de seus links também. É uma alteração bem maior do que somente trocar o título.

Em tempos mais recentes, o John Mueller (do Google) informou que em termos de relevância para posicionamento nos resultados, o conteúdo pode superar o título, mas não se esqueça que o título é o ponto de maior destaque para você conquistar um clique nos resultados do Google:

snippet resultado no Google

Claro, junto da descrição da snippet que geralmente leva o texto da tag meta description, que vai ficar para outro post.

Otimização de Título de Página

Sendo assim, o título escolhido para a página precisa ser bem pensado e, de preferência, que não seja automatizado. Com os anos de consultoria e também nos cursos de SEO, encontrei vários sistemas de gestão de site que eram engessados neste ponto.

É muito comum encontrar um ecommerce que automaticamente usa o nome do produto como título, URL e h1 na página. Embora seja um paliativo bom para se começar, é crucial que seja possível trabalhar os 3 de forma independente. Se a sua plataforma, seja de ecommerce ou qualquer outra, te bloqueia nessa, procure alternativas ou solução.

Para ter um título bem produzido para os resultados de busca, eu uso essa receita:

6 passos para criar um título otimizado:

1. Keyword Research, a pesquisa de palavras-chave

Se por acaso você não tem esse estudo já preparado, por ter feito o conteúdo baseado em algum outro critério, faça pelo menos uma rápida consulta no Google Trends, ou ferramentas similares (SEM Rush, Keywordtool.io, Ubersuggest), para descobrir buscas populares.

Um complemento que eu sempre faço também é escrever alguns desses termos na busca do Google para conferir as sugestões que apresenta. Serve inclusive para complementar o conteúdo, se necessário.

2. Usar o termo principal e um sinônimo no título

Naturalmente, usar um sinônimo nem sempre é possível, mas o termo principal não pode faltar. No título deste post precisamente, foi possível, como demonstrado na imagem acima.

Eu usei termos próximos: SEO, Title Tag, criar título otimizado.

3. Indicar ação, quando possível

Também pode não ser aplicável sempre, mas a indicação de ação no título pode atrair o clique por deixar claro o que a pessoa irá conseguir realizar se acessar a página.

Obviamente, é preciso que o conteúdo da página entregue a respectiva ação proposta, caso contrário, será uma visita frustrada.

4. Limitar frase em 60 a 70 caracteres

O Google atualizou a usa medida de tamanho de título para os resultados de busca. Anteriormente, havia realmente uma limitação de caracteres, mas ela foi substituída por uma limitação em pixels.

De toda forma, pensando que o título deve seguir os 3 passos anteriores, o limite de pixels será alcançado em uma quantidade de caracteres próxima de 70.

Outro ponto importante é: caso extrapole 70 caracteres, não se preocupe, mas faça com que esses primeiros 70 tenham a informação mais importante.

5. Criar 3 a 6 frases

Se conseguir chegar até 10 frases, melhor ainda. Você só vai usar 1 para o título, claro, mas se forçar a escrever 10 vai fazer você sair do óbvio e alcançar frases diferentes e provavelmente mais interessantes.

Se você começar a fazer esse exercício, provavelmente vai notar que poucas vezes a primeira frase que pensou, realmente foi a que achou ser a melhor para o título. Acredite.

6. Re-otimizar

Quem disse que existe apenas 1 verdade imutável e permanente? O comportamento dos usuários muda, então pode ser que você precise atualizar o título em conformidade.

Acompanhe as visitas, o posicionamento da página e os termos populares referentes ao conteúdo. Se sentir necessário alterar, faça a alteração.

Experimente seguir esses passos, veja os resultados, depois compartilhe este post! 😉

Leitura recomendada:

2 thoughts on “SEO e Title Tag – 6 Passos para criar um Título Otimizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *