Frankmarcel.com

Relevância de Keywords no Site – Ordem dos Fatores Importa?

Ano vai, ano vem e sempre surgem pessoas no caminho de aplicar ou aprender SEO que:

  1. Tem dúvidas sobre o uso de meta keywords; ou
  2. Sobre onde/como é mais importante usar keywords.

Aqui vai uma dessas perguntas:

Frank, para dar uma maior relevância em determinada palavra em seu texto, é inserido o código strong, assim os buscadores e internautas vem sua palavra como “importante”. No entanto estou abrindo uma loja virtual e inserido nas palavras itens inclusos

Para começar, usar o strong é legal, especialmente pelo efeito visual que ele costuma causar, no caso, o negrito. Contudo a sua importância para rankings não é tão significativa assim. Qualquer outro fator sobrepõe o strong facilmente.

O strong tem esse efeito visual que deve ser usado nos textos para se dar destaque a uma determinada palavra, frase ou trecho do conteúdo. Melhor do que o uso pensando em rankings, ele deve ser usado para chamar a atenção a partes importantes da leitura e prender (ou retomar) a atenção do leitor.

O mesmo vale para outros efeitos próximos como o itálico ou sublinhado (que é melhor não ser usado para não misturar com links, tipicamente sublinhados). Todos oferecem o mesmo potencial de rankings (pouco) e todos funcionam muito bem nos efeitos visuais.

As listas, especialmente ordenadas, podem trazer o benefício de aparecer com Featured Snippet quando a pesquisa e o conteúdo se alinham em um passo-a-passo, embora não ter a lista não seja obrigatório. O passo-a-passo em si já é base para Featured Snippet.

E voltando às 2 perguntas que eu coloquei no começo do post:

Meta keywords são relevantes para SEO?

A meta tag keywords uma vez foi relevante, mas isso já faz muito, muito tempo. E há muito tempo elas não são relevantes, então nem pense em perder tempo com isso, se o assunto é rankings na busca tradicional do Google.

Ela tem o formato abaixo e fica inserida entre as tags <head> do HTML:

<meta name="keywords" content="palavra 1, frase 2, long tail 1" />

Porém, uma observação: existe uma meta tag keywords para o Google News e por lá essa tag é importante, porém ela é usada de uma forma diferente, focada no assunto e categorização do Google News, e não em palavras, long tails e fases que a sua pesquisa de palavras-chave encontrou e você definiu como importantes para SEO.

Como usar as keywords de forma relevante?

Apenas para ficar muito claro: não há utilidade em usar meta keywords, então, na pergunta acima, “keywords” na verdade se refere a palavras-chave e frases que são relevantes para o conteúdo e para o seu site.

Assim sendo, essa é a lista do que eu vejo como prioridade para aplicação de keywords (palavras e frases):

Percebeu o “conteúdo” fora da lista? O conteúdo da página é um ponto óbvio e de extrema importância do uso de keywords. Se o conteúdo não contar com as keywords relevantes no assunto, de nada valerá a página. Então, esse é óbvio.

Também deixei a meta description fora da lista, pois a meta description também não tem um efeito direto em rankings. O efeito que ela tem em rankings está ligado ao CTR que ela pode provocar, independente de ter ou não keywords relevantes.

E, novamente, fazer uma meta description atrativa e não mencionar 1 keyword é praticamente impossível, então será automático usar keywords na meta description.

Por enquanto foram os elementos que eu lembrei, você concorda? Discorda? Comente e vote:


Relevância de Keywords no Site

Para fechar o assunto, o Rand Fishkin (da Moz) divulgou informações já há bastante tempo dando conta de que não existe diferença entre usar <strong> ou <b> no objetivo de obter melhores rankings e que o itálico teria alguma mínima vantagem. Eu não me lembro mais se foi vídeo ou artigo ainda na época do SEOmoz, então vou ficar devendo o link dessa vez.

De toda forma, fica valendo o fato de que qualquer outro fator, especialmente um conteúdo bem feito e uma boa atratividade da snippet (CTR competitivo ou alto), vai superar essa mínima relevância que esses elementos decorativos poderiam/podem trazer.

Para aprender como desenvolver um bom conteúdo e snippet, experimente os cursos de SEO do Mestre Academy »»

Leitura recomendada: