Frankmarcel.com

Quanto tempo leva para o Google reconhecer um link?

Pouco depois de você começar a trabalhar com Link Building, uma dúvida vai te encontrar:

Quanto tempo demora para que o Google reconheça um backlink (linkando para seu site)? Exemplo: Meu site foi linkado pelo UOL. Quando o Google Vai começar a me rankear melhor depois disso? Obrigado!

Para começar a analisar esse tempo, considere um cenário muito específico: somente o seu site recebeu link, (para facilitar) da página inicial do UOL; seus concorrentes ficaram estagnados; o seu site manteve-se ativo, ele é relevante, é frequentemente atualizado e tem tudo mais que é importante, então, em questão segundos ou poucos minutos, você terá o link indexado e o site mais bem posicionado.

Agora, considerando o mundo real: o concorrente ganhando links, produzindo conteúdo, sendo também relevante, página da UOL mudando a cada segundo, a Web mudando milhares de vezes a cada microssegundo; entram alguns pontos importantes a considerar:

  1. O link precisa ser encontrado, e isso depende da frequência de atualização da página onde está o link;
  2. Isso depende do Googlebot ir até a página para encontrar o novo link, o que costuma ser rapido;
  3. Agora, com o novo link e outros milhões de links que ele encontrou, o Google vai priorizar e recalcular resultados de busca.

Geralmente, essa priorização leva em conta 2 pontos principais: o volume de busca da pesquisa em questão (mais buscas = maior prioridade); e o PageRank (ou autoridade) dos sites envolvidos (maior PageRank = maior prioridade).

Entra em cena, também, a velocidade de carregamento dos sites envolvidos, especialmente o site no qual o link surgiu. Sites rápidos são visitados mais vezes por dia pelo Googlebot do que sites lentos, então:

  1. Se o site ainda não esgotou o crawl budget do dia, o link pode ser encontrado no dia em que aparece, alguns segundos depois; e
  2. Se os fatores de autoridade e volume de busca para os termos envolvidos são favoráveis;

A mudança favorável de rankings pode acontecer em um intervalo de poucos dias, 1, 2, 4 dias. Para cenários menos favoráveis, isso vai demorar mais, naturalmente.

O Google sempre busca se mais rápido e real-time com esses fatores todos desde o Caffeine, porém, além de ter que considerar mais de 200 fatores de classificação, ele ainda precisa fazer essa conta toda com bilhões de sites e trilhões de links.

É de se esperar que não seja mais rápido e estável. Adicione a isso tudo o fato de que a Internet se atualiza a cada segundo e mesmo o algoritmo usado para fazer essas contas também é atualizado frequentemente.

Não é fácil ser o Google.

Leitura recomendada: