Páginas Indo e Voltando no Google – Google Dance?

google doodle

Frank, Sou novo no SEO e nos últimos meses aconteceu 2 vezes algo estranho com meu BLOG. O que ocorre é que o Google manda todas as minhas páginas que estão bem posicionadas no índice para página 10 ou mais e depois normaliza, sabe o que pode ser?

Em tempos antigos, algo comum no Google era a diferença de Datacenters, os conjuntos de servidores do Google que replicavam toda a estrutura de funcionamento do Google para manter backup dos dados, servir resultados mais rapidamente e dividir a carga nesses servidores de busca.

Hoje, embora o Google tenha ainda mais força para entrega de resultados rapidamente e com precisão, o conceito da diferença de Datacenters desapareceu, embora os updates de algoritmos, SERP e outras atualizações ainda aconteçam em lotes: primeiro no Google.com, buscas nos EUA; depois isso vai espalhando para outros centros até ser global.

Assim, há uma pequena chance de ser o caso de que, em um datacenter mais atualizado, o seu blog já tenha sido encontrado, analisado e classificado, aí quando uma busca acontece e esse Datacenter responde ao usuário, o blog pode ser posicionado entre os primeiros resultados.

E em outro datacenter, isso ainda não aconteceu. O Google poderia ainda não ter propagado a informação para todos Datacenters e, nesse caso, seu blog ainda não consta como uma opção para ser apresentada nos resultados de busca. Consequência: você não vê o seu site bem posicionado.

Esse efeito de vai-e-vem também é chamado de Google Dance, esse efeito ioiô que acontece com alguns websites, geralmente, websites mais novos. A explicação seria o fato de o Google não ter uma estabilidade sobre a confiança e validade do site, ou um segmento que ainda não está consolidado.

Mais uma alternativa: pode ser algum problema intermitente com servidor, alguma falha no blog que esteja fazendo o Google remover o site das primeiras posições quando encontra a falha, e volta o site quando não há problema.

Se você acompanha as páginas de busca como um todo e não somente os seus rankings, talvez você possa identificar algum problema de conteúdo duplicado, que estaria fazendo o seu site “desaparecer” dos resultados de busca.

Mais opções? Sim: alguma falha na ferramenta que você usa para monitorar rankings.

Ou a simples personalização de resultados em uma linha “você faz tanto essa(s) pesquisa(s) que o Google está tentando te agradar com todo tipo de resultado” – já que você não clica em nada (apenas confere o resultado e fecha a busca.

Para fechar a conta, o inverso também pode ser válido: em um determinado momento o seu site recebe tantos cliques que o Google o mantém nas primeiras posições. Porém, ao perder os cliques, o seu site sai das primeiras posições?

E o inverso: algum outro resultado passa a ganhar muitos cliques e empurra o seu para baixo. Depois o efeito passa, e o seu site volta. São muitas opções mesmo, não há apenas uma possibilidade, mas é apenas uma solução: ter o site mais relevante, continuar desenvolvendo SEO com disciplina e consistência.

Google Dance e Conteúdo Duplicado

A forma como o Google trata conteúdo duplicado, por outro lado, merece um destaque aqui.

Por padrão, o Google não exibe resultados duplicados em suas páginas de pesquisa, mas há uma maneira de fazer com que os “resultados omitidos muito similares aos já apresentados” apareçam nas SERPs: o caminho é adicionar o parâmetro filter com valor zero na URL.

É assim: quando você faz uma busca, o Google apresenta os resultados da sua pesquisa em uma URL que pode ser parecida com:

http://www.google.com.br/search?q=palavras

Na verdade, a URL que vai aparecer no seu navegador vai contar com muitos mais parâmetros além do “q.” Independente dessa quantidade de parâmetros, o que você precisa fazer é adicionar um novo parâmetro, o &filter=0. Vai ficar nesse sentido:

http://www.google.com.br/search?q=palavras&filter=0

Com esse parâmetro, ele exibe os resultados omitidos e você consegue identificar se uma página de resultado de busca teve resultados omitidos por duplicação de conteúdo.

Ou, o caso principal: você consegue verificar se uma página do seu site foi omitida dos resultados de busca. Se você adicionar esse parâmetro e uma página do seu aparecer na lista do top 10, é sinal de que o Google entendeu que aquela página até é boa, mas não está adicionando valor para o usuário, frente as outras opções que ele já tem.

Seu trabalho? Melhorar o conteúdo da página entregando mais do que os outros resultados que o Google deu preferência.

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *