Otimização e SEO. Qual a real finalidade?

otimização e seo

É muito comum o interesse em SEO ser despertado pelo interesse direto de se ter o site posicionado em primeiro lugar para uma determinada pesquisa no Google. A partir daí, começa a busca por mais e mais conhecimento em SEO para aprender todos os segredos e chegar lá.

Realmente, um dos resultados esperados ao otimizar um site é conseguir alcançar as primeiras posições em pesquisas relevantes no Google, porém, esse será um objetivo fraco e que vai resultar em pouco crescimento efetivo se feito por si só. Ou seja, o ranking pelo ranking.

Se o seu objetivo (ou do seu cliente) está limitado a ser a primeira posição, é importante investigar isso um pouco mais com uns 3 ou 4 por que’s em sequência:

  • Por que a primeira posição nessa pesquisa?
  • (resposta 1);
  • E por que (resposta 1)?
  • (resposta 2);
  • E por que (resposta 2)

Nesse simples exercício você será capaz de revelar uma razão que vai funcionar como um motivador e como um KPI. O ranking sozinho não quer dizer muita coisa. Provavelmente, a real busca é por mais vendas, clientes, mais demonstração de valor em alguma forma.

E não a primeira posição. E isso faz toda a diferença.

Imagine que você precisa chegar do outro lado de uma montanha. Existem algumas opções diferentes:

  • Subir ao topo e descer do outro lado;
  • Dar a volta;
  • Abrir um túnel e passar por dentro.

Conforme sejam suas habilidades, uma opção ou outra será a mais fácil. Mas veja bem: o real objetivo é chegar ao outro lado, porém, o objetivo pode chegar às suas mãos como “quero chegar ao topo da montanha,” que é apenas 1 das formas de chegar ao outro lado.

Analogia ótima para SEO, não é? Muitas vezes o “objetivo” parece que é chegar ao topo do Google para uma pesquisa X ou Y. Na verdade, o Objetivo deve ser maior, como gerar mais vendas ou conquistar mais clientes.

E isso faz toda a diferença porque gerar mais resultado com SEO pode vir de outras ações que não necessariamente precisa contar com “estar na primeira posição na pesquisa X.”

Talvez, uma dedicação maior à otimização de velocidade (também um fator de SEO) possa fazer o site todo subir em tantas pesquisas diferentes, aumente tanto a qualidade da experiência do usuário no site, que o resultado final (gerar vendas/clientes) seja maior do que àquele que poderia ter sido conquistado apenas com a primeira posição na pesquisa X.

Para não falar que todo um conjunto de termos e pesquisas diferentes combinados podem também gerar um efeito positivo final melhor do que uma primeira posição.

Para que SEO?

Assim, não trate SEO apenas como uma ferramenta para obter uma primeira posição no Google, mas encare essa atividade como o trabalho de melhorar um site para receber mais tráfego através dos sites de busca.

Após receber as milhares de visitas a mais, será necessário receber bem esse tráfego e proporcionar uma experiência de uso fácil do site, uma alta qualidade de conteúdo e informações, para que exista significado, para que resultados efetivos sejam alcançados, para que os KPI’s sejam movidos.

SEO não é uma questão simplesmente de ser primeiro para determinada busca (keyword ou conjunto de keywords), mas trata-se de aumentar a qualidade de um site.

Se você encarar a otimização com esta visão, com o propósito de fazer muito mais, a primeira posição tão desejada vai vir e de forma mais natural e permanente. Sem truques e ações que podem ser replicadas por qualquer um.

Hoje, inclusive, já acontece um processo que antecipa qualquer otimização, que é a entrega de novos conteúdos de um site diretamente no smartphone (Android) do usuário que visitou o seu site através do Google Now. O Google tem se movido nessa direção, inclusive com o AMP HTML, que tem menos relação com tags otimizadas e mais, com conteúdo de qualidade para o usuário.

Assim sendo, para desenvolver SEO de resultados, vá além do mundinho de rankings e palavras-chave. Pense grande, pense em resultados significativos e mensuráveis atrelados ao crescimento do negócio.

Leitura recomendada:

2 thoughts on “Otimização e SEO. Qual a real finalidade?

  • Interessante essa observação sobre ser o promeiro no Google.

    Acho que um conjunto de situações devem ser levadas em consideração para se obter posts de sucesso e por consequência um blog de sucesso.

    Como:
    Um bom título
    No momento certo, (evitando assuntos saturados)

    Esse é só início, pretendo detalhar mais depois em um post.

    Abraço e parabéns pelo blog!

    Rafael Franco
    http://www.consideracoes.com.br

  • Olá Rafael! Obrigado pela visita!

    Existe realmente um conjunto bem grande de fatores que leva a um site de sucesso.

    Título, momento, divulgação, questões de seo são alguns deles.

    Assim que você escrever o post, não se esqueça de me avisar! =)

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *