Frankmarcel.com

A Idade do Domínio é Importante nos Rankings do Google?

A idade do domínio é importante para o algoritmo de classificação do Google, porém menos em relação ao tempo corrido em si, e muito mais ligado à quanto se aproveitou desse tempo para se construir um site relevante para as pessoas.

Essa é uma dúvida que quase todo mundo que trabalha com SEO tem em algum momento e não tem confiança em responder:

Boa tarde, estou com uma dúvida, a idade do domínio é muito importante, mas como posso saber se um dia passarei o meu concorrente, sendo que muitas vezes o mesmo não faz atualizações e não coloca textos e artigos com frequência

Para responder à questão, vamos separar a pergunta em 2 partes:

  1. A idade do domínio é importante para o Google?
  2. Fazer atualizações no site ajuda a subir nos rankings?

Idade do domínio

A idade do domínio, naturalmente, se refere ao tempo pelo qual o domínio está ativo, ou seja, há quanto tempo o site existe. O site em si pode ter mudado de visual e conteúdo várias vezes, mas esteve sempre disponível para o Google acessá-lo.

Contudo, esse tempo em si, a idade, é pouco relevante para o Google. Vale muito mais o quanto se aproveitou desse tempo para se construir muito do que um site, mas uma marca, um símbolo que tenha se tornado referência para pessoas e/ou empresas no segmento no qual o site se encaixa.

Isso sim faz a diferença. Se ao longo do tempo o site foi bem cuidado, passou por atualizações relevantes, aderiu a todas as novidades do Google para as buscas (velocidade, marcação estruturada, mobile-friendly, AMP …) e continuou a ser referência para as pessoas; este será um concorrente difícil de bater nas buscas.

E do lado contrário, se o site foi mal cuidado, não se adequou a nova realidade e necessidade das pessoas ou ainda tem até histórico de penalização, práticas negativas ou instabilidade frequente, um domínio novo, um novo site, pode superá-lo nos resultados de busca com facilidade.

Assim, a vantagem do domínio mais antigo é que ele está há mais tempo na Internet, teve mais tempo para publicar conteúdos, conquistar fãs, ganhar links e desenvolver suas estratégias de SEO.

Tempo é um fator essencial para SEO sim, pois a concorrência, hoje, é alta em praticamente todo segmento e aí, quanto mais tempo você já tem de estrada, provavelmente é melhor, considerando que nenhum trabalho duvidoso/spam foi aplicado ao site. Obviamente, se foram cometidos erros de SEO no site, de nada adiantou o domínio ter mais idade.

Em contra-partida, um domínio novo de uma empresa que traga um produto ou serviço que seja altamente inovador, único ou que tenha trazido alguma forma de revolução ou quebra de paradigma em um segmento, tem chances gigantes de atrair muita relevância rapidamente com mídia espontânea, links e, com um site que seja de alta qualidade, conseguirá prender o usuário no site.

Dessa forma, o site, mesmo novo, entrega tudo o que o Google valoriza para garantir a um site as primeiras posições nos resultados de busca. E esse site consegue atropelar os domínios que sejam mais antigos, mas que estejam estagnados.

No fim das contas, a idade do domínio é tão mais importante quanto mais bem cuidado ele tenha sido ao longo de sua história e vai valer mais ainda se ele mantiver o olho no segmento e não se permitir ser ultrapassado pelos inovadores.

Fazer atualizações no site ajuda a subir nos rankings?

Este é um fator de posicionamento variável, na verdade. O Google tem vários modelos de tratamento para esse caso de atualização de conteúdo ou publicação de novo conteúdo.

Para algumas pesquisas ele tem a preferência em mostrar um conteúdo mais antigo e consolidado. Para outras, ele prefere conteúdo novo e, ainda assim, também conta com suas variações.

Em algumas pesquisas vai fazer sentido subir um conteúdo novo temporariamente; em outras, permanentemente (enquanto a página mantiver seu conteúdo atualizado).

Essa segunda parte da pergunta está abordada em mais profundidade neste post: Publicação Frequente de Conteúdo da Rankings?

É isso. Se a explicação te ajudou, você pode me ajudar compartilhando esse artigo! Valeu!

Leitura recomendada: