SEO: Como Aumentar as Visitas com o Google

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimisation, que em português é chamado de Otimização de Sites e resume um conjunto de práticas para o desenvolvimento de marketing digital para um site visando aumentar sua visibilidade nos resultados do Google e para conseguir atrair pessoas que fazem buscas na ferramenta.

De forma mais objetiva, SEO é utilizado para aumentar as visitas que um site obtém das páginas de resultados de busca do Google. As técnicas e estratégias de SEO tem por missão tanto fazer um site alcançar as primeiras posições nos resultados do Google, quanto aumentar o seu alcance em resultados de busca.

Este último é o equivalente a aparecer para milhares de pesquisas diferentes que as pessoas podem fazer no Google.

O Alcance de Buscas Orgânicas

Falar em ter o site aparecendo para milhares de resultados de pesquisa no Google não é sonhar alto. As estatísticas do Google apontam que mais de 90% das experiências de compra começam (ou tomam parte) justamente na pesquisa. As pessoas pesquisam antes de comprar para se informarem e conseguirem uma boa compra.

E não só para compra, a pesquisa do Google é utilizada para todo fim. Quem nunca pesquisou no Google sobre algum sintoma ou condição de saúde antes de (ou logo após) procurar um profissional especializado, o médico?

Agora mesmo, existe 78% de chance de que você tenha chegado até aqui fazendo uma pesquisa no Google. Como eu sei? 78% das visitas do meu site são de busca orgânica:

percentual visitas orgânicas

Embora este gráfico tenha saído em um ambiente sem nenhum outro investimento em mídias pagas ou redes sociais, mesmo em empresas com investimentos elevados em outras mídias, as visitas do Google costumam ter um percentual elevado de tráfego orgânico, acima de 50%, especialmente quando o site está otimizado.

E não é só isso, ao longo do trabalho de consultoria, praticamente todo site que vi mostrou uma taxa de conversão maior para visitas orgânicas, em média, 30% acima de outras mídias. Isso é muito poderoso e por isso o constante desejo de alcançar as primeiras posições no Google.

Como funciona a Otimização de Site?

Responder essa pergunta equivale a responder também uma outra pergunta:

Como o Google Funciona?

E para essa pergunta o Google preparou um hotsite completo explicando How Search Works (Como a busca funciona). O hotsite é muito legal, recomendo mesmo que você veja, mas vou passar alguns dos pontos principais aqui.

Rastreamento

O Google tem essa coleção gigantesca de sites e páginas por fazer o rastreamento de toda a Web, e ele consegue executar isso navegando de link em link que encontra em cada página e em cada site. Claro que ele não faz isso como você e eu: abrindo o navegador, uma página e clicando em links.

Em vez disso, os engenheiros do Google desenvolveram uma aplicação/software que faz esse processo, como um robô que faz tudo automaticamente. Esse robô virtual ganhou o nome de Googlebot.

E cada página que ele encontra ele adiciona ao seu índice de páginas, processo que chamamos de Indexação. Cada nova páginas encontrada acaba virando uma página indexada no Índice do Google.

Neste processo ele também executa a classificação semântica das páginas, ou seja, identifica o conteúdo presente nas páginas e as categoriza para ter organizado qual página trata sobre qual assunto.

Algoritmos

Contudo, o segredo do Google não é ter uma lista gigante de páginas categorizadas em assuntos, mas, sim, saber (tentar) identificar a intenção em nossa busca e retornar o melhor kit de resultados para nos ajudar em nossa pesquisa.

Isso é realizado através de um conjunto de algoritmos que constantemente avaliam as páginas (e novas páginas principalmente) para determinar a relevância de cada uma e quando apresentar cada uma.

Os pontos principais que o Google avalia são:

  • Qualidade geral do site e da página;
  • Recência do conteúdo (quanto novo ele é?);
  • Contexto/ambiente/características reconhecidas de quem está fazendo a pesquisa.

O primeiro é onde o desenvolvimento de SEO tem maior foco, seguido do segundo. O último ponto não permite uma interferência direta pois são realmente características individuais.

A pesquisa “hospedagem em são paulo” pode tanto significar a busca por um local para fazer o pernoite (hotel, pousada …) como pode significar a busca por provedor de hospedagem de site. Certamente, o site de um não teria nada a ganhar com o visitante procurando a outra coisa. E nem seria possível mudar a intenção da pessoa. O que ela quer é o que ela quer.

Dentre os algoritmos do Google, vou destacar 2 que já tenho descritos em maior profundidade aqui no site:

Somado ao link logo anterior sobre a recência de uma página e os rankings no Google.

Tudo isso baseado no conteúdo das páginas?

Sim. E, no caso, conteúdo texto. O Google tem métodos para identificar imagens, já especulou entrar em indexação de conteúdo em áudio, Flash e conteúdo de Apps, mas nada melhor do que conteúdo em texto para que o Googlebot e os algoritmos do Google tenham maior percepção de valor e assunto.

Como fazer SEO?

A otimização de um site é desenvolvida sobre 2 conjuntos principais de fatores de posicionamento, os fatores on-page e os fatores off-page.

SEO On-Page

Neste conjunto, os fatores que são desenvolvidos são com foco em questões técnicas do site e estratégicas de conteúdo. Os fatores técnicos envolvem, em resumo:

  • Criar títulos otimizados;
  • Criar descrições das páginas para a meta description tag;
  • Criar a estrutura de uso de heading tags;
  • Caprichar na semântica do HTML;
  • Utilizar URLs amigáveis;
  • Utilizar links para “conectar” as páginas do site;
  • Usar marcação estruturada de dados seguindo o Schema.org;
  • Otimizar a velocidade de carregamento do site.

A estratégia de conteúdo complementa o SEO On-page identificando para o site quais são os conteúdos que vão responder as pesquisas das pessoas na busca do Google. As pesquisas realizadas são as chamadas palavras-chave.

Se eu quero que o meu site apareça nos resultados de uma busca por “SEO para empresas locais,” então eu preciso ter um conteúdo no site que seja exatamente sobre esse assunto, ou seja, focado nesta palavra-chave.

Porém, o critério para escolher as palavras-chave não é “Eu quero.” O critério precisa ser inteligente, observando temas que sejam buscados pelas pessoas e que combinem com o seu site. Uma ferramenta excelente para fazer essa pesquisa de palavras-chave é o Google Trends.

Aí você prepara um conteúdo que seja útil para quem fizer a busca e produz a página desse conteúdo observando os fatores técnicos: título, descrição, heading tags etc. que utilizem a palavra-chave e/ou sinônimos e variações.

SEO Off-Page

Neste segundo conjunto, o conteúdo toma parte mais uma vez para que se possa conquistar links de outros sites que façam a indicação do seu site. Se ainda não leu, é muito importante ler o artigo sobre o PageRank para ganhar mais contexto da importância desses links.

E outro complemento é o artigo sobre Link Building, que traz mais contexto sobre os links e sobre a estratégia para ganhar links naturalmente.

Em termos gerais, o Google entende que quando um site (ou página) tem link para outro site (página), o primeiro está dando um voto de confiança para o segundo, está fazendo uma indicação, no sentido de quando você indica para outra pessoa alguma coisa que gosta (produto, serviço, empresa, site, música, livro …)

Aí o Google avalia que quanto mais uma página é indicada (mais links), melhor ela é para ser exibida quando alguém faz uma busca pelo tema daquela página.

Como aumentar visitas com SEO?

Os dois tópicos acima tem de forma bem objetiva o caminho para aumentar as visitas do site usando SEO:

  • Pesquisa de conteúdo e palavras-chave;
  • Produção de conteúdo que vai ajudar as pessoas que buscarem pelo assunto;
  • Produção da página observando os quesitos técnicos on-page;
  • Ganhar links de outros sites (as indicações).

Lembre-se que aumentar as visitas no site é apenas parte do processo e isso só vai se transformar realmente em 30% mais de taxa de conversão se você entender bem quem é o seu público-alvo, que tipo de solução ele precisa e como ele pesquisa por essa solução.

Como começar com SEO?

Na consultoria e nos cursos de SEO do Mestre Academy eu sempre oriento que a otimização do site seja desenvolvida partindo do (re-)entendimento do público-alvo, estruturação de conteúdo e os quesitos técnicos. Os links vem por consequência.

A melhor forma de começar individualmente é mesmo fazendo um curso que centraliza e define um modelo de trabalho, que é muito mais importante do que ter o conhecimento em si, é como organizar a aplicação de tudo.

Estabelecendo o processo, a rotina e a disciplina, as visitas do site vão aumentar sem parar:

aumentar visitas site seo google

Quer explodir o site de tantas visitas? Curso de SEO agora!

Leitura recomendada:

One thought on “SEO: Como Aumentar as Visitas com o Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *