Frankmarcel.com

Quanto tempo para ter resultado com SEO?

Tanto na consultoria, quanto nos cursos de SEO do Mestre Academy, uma grande dúvida que sempre surge é: Em quanto tempo vou ter resultados?

Com os interessados na consultoria há sempre uma pressa maior para se conseguir resultados, e é muito comum o desejo de já ver resultados em 2 ou 3 meses. Já quem chega até o curso, geralmente já vem de um interesse e estudo em SEO de longa data e tem a noção de que SEO tem resultados de médio/longo prazo.

Na maior parte dos casos é médio-longo prazo, mas existem excessões.

Resultados em novos sites ou de baixa visitação

Nesse gráfico, por exemplo, o período todo é de apenas 3 semanas, e com a publicação de novos conteúdos e uso de links internos ele saiu de 91 para 152 visitas: mais de 60% de crescimento.

Se o site não tem nenhum problema com penalização no Google, o desenvolvimento disciplinado e consistente de SEO vai fazer ele crescer semana-a-semana.

Nas primeiras semanas o crescimento percentual será representativo, obviamente, e embora sejam números pequenos, são importantes, pois mostram o site evoluindo.

Sites que já possuem o tráfego elevado e já são competitivos terão um desafio maior pela frente.

Sites penalizados ou com erros

Um site penalizado ou com erros de SEO também tem potencial para crescer rapidamente quando se resolvem os problemas, desde que não sejam muito graves.

Keyword stuffing possivelmente seria resolvido rapidamente, mas uma ação manual derivada de manipulação de backlinks pode levar bastante tempo até ser resolvida e o site voltar a crescer.

Existem alguns erros simples também que sempre vejo deixando sites fora do Google:

Todos esses, casos que já encontrei na consultoria ou nos cursos no Mestre Academy.

Novamente, uma vez resolvidos, os resultados com SEO aparecem em poucos dias. Especialmente usando os recursos que podem acelerar as visitas do Googlebot no seu site.

Como conseguir acelerar resultados com SEO?

Você consegue acelerar os resultados de SEO usando as táticas do artigo Hacks com o Google Search Console, como:

Além de usar o envio de Sitemap.xml para entregar rapidamente ao Google todas as URLs (ou todas as URLs mais relevantes) do seu site.

Seja no caso de recuperação de erros ou penalização, lançamento de novo site ou nova versão do site, todos esses passos podem encurtar o tempo para que o Google reposicione o site e os resultados de SEO apareçam.

Depois de um tempo em aceleração, é normal ver alguns momentos de estagnação, ou de crescimento mais lento. Ao chegar nesta fase, volte às estratégias iniciais de pesquisa de palavras e conteúdos, revisão de todo o site e trace novas ações.

Resultados de médio-longo prazo

O fato é que SEO, hoje, já está bastante difundido e centenas de sites em praticamente todos os segmentos desenvolvem alguma estratégia (às vezes nem é de forma intencional e dedicada), portanto, praticamente todo nicho e todo resultado de busca tem um nível médio-alto de concorrência.

Se em cada resultado de busca os 10 primeiros estiverem desenvolvendo SEO, já é suficiente para que não seja tão fácil chegar ao topo. É cada vez mais importante adotar e praticar estratégias corretas para chegar lá.

Leitura recomendada: