Frankmarcel.com

Quanto tempo para ter resultado com o Google AdWords?

Seguindo a ideia do post Quanto tempo para ter resultado com SEO, esta também é uma dúvida que sempre apareceu na consultoria na fase de prospecção, e volta-e-meia aparece nos cursos e webinários com o Mestre Academy.

Resultados Rápidos com o AdWords?

Em vista da característica de funcionamento do Google AdWords, ou seja, a facilidade e agilidade para começar a aparecer nos resultados do Google, todos acreditam que ele traz resultados imediatamente.

Isso, porque de fato é muito rápido ativar o AdWords usando um cartão de crédito para o pagamento do orçamento de campanha e em alguns minutos já é possível ter as primeiras visitas do site e, quem sabe, até as primeiras vendas.

Mas isso é apenas o processo de ativação. Mesmo com vendas nessa fase inicial, dentro dos primeiros 30 dias, a mecânica de otimização automatizada do AdWords precisa de tempo.

A Otimização Automatizada do AdWords

Com tanto tempo de vida e tantos engenheiros, patentes e PhDs no Google, o AdWords conta com um processo automatizado para a otimização de campanhas com base na métrica escolhida, que geralmente podem ser:

Porém, para a otimização entrar em cena e passar a priorizar os melhores momentos, canais e públicos, bem como escolher o melhor anúncio a ser exibido naquele momento, é necessário volume de dados e resultados na métrica escolhida. E isso leva tempo.

O intervalo mínimo que o Google sempre direciona é de 15 dias, mas mesmo esse tempo é pequeno. Se você acompanhar o menu Oportunidades na ferramenta verá que são usadas várias vezes a referência de 7 dias, que é um período menor e ainda mais volátil.

Assim, nas campanhas que acompanho e de recomendação geral, sempre sugiro aguardar pelo menos 30 dias para começar a avaliar os resultados com o AdWords e, ainda assim, não em uma perspectiva de conversões, mas performance de entrega e comportamento.

Na Academia de Marketing Digital eu já publiquei um vídeo mostrando quais métricas eu avalio, então deixo a dica de você conferir por lá.

E o tempo para o resultado depois?

Após analisar a entrega e comportamento desses primeiros 30 dias, você poderá aplicar otimizações iniciais que já vão eliminar das suas campanhas palavras, públicos, canais e os anúncios de menor efetividade.

Aí sim, com os melhores em mãos e contando com maior concentração de orçamento (pois os menos eficientes foram cortados), nos próximos 30 a 60 dias, sim, será possível avaliar a performance das campanhas planejadas.

Assim, um tempo aproximado para se analisar resultados efetivos com o AdWords pode chegar a cerca de 90 dias, conforme seja o volume de conversões (vendas, orçamentos …) alcançado.

Outro detalhe para a otimização automatizada do AdWords é que ele precisa de consistência nos resultados, que significa ter um mínimo de 30 conversões em 30 dias (ou 15 conversões em 15 dias), em regime constante: 1 / dia.

Se o orçamento disponível para campanhas e as condições gerais que o seu negócio tiver para que o usuário chegue a conversão não consiga alcançar essa performance, será importante avaliar resultados por um tempo maior.

Em contra-partida, se o AdWords entregar dezenas de conversões por dia (ou mais), a otimização automatizada vai entrar em cena nos primeiros 60 dias e aí sua analise de resultados pode ficar bem mais crítica.

E se o tempo já passou?

Se você já atravessou os 90 dias de campanhas e ainda não encontrou o caminho, não conseguiu evoluir e encontrar anúncios, canais, públicos ou palavras para filtrar, otimizar e ampliar o orçamento, provavelmente é hora de recomeçar, ou projetar o trabalho com o AdWords de outra forma (topo / meio de funil), ou procurar outro canal.

O Mestre Academy ainda não conta com curso de AdWords, mas eu tenho na Academia diversos vídeos mostrando como otimizar o AdWords e analisar os resultados dele.

Quem sabe te ajuda?

Leitura recomendada: