Frankmarcel.com

Plugin do Google para desativar o Analytics. E agora?

Depois da entrada do (not provided) no relatório de palavras-chave do Google Analytics, outras mudanças que apareceram ao longo do caminho deixaram dúvidas se o Google Analytics ainda seria a poderosa ferramenta que nós precisamos. Se você ainda não conhece, conheça o Google Analytics. Vale a pena.

Como o (not provided) já provocou uma grande mudança em como SEO’s usam o Analytics, uma iniciativa do próprio Google para ajudar as pessoas a bloquearem o rastreamento via GA seria ainda pior certo? Essa foi a dúvida:

Antes de tudo parabéns pela sua grande Humildade por responder as perguntas a todos nós iniciantes e gostaria de saber se este plugin que o Google criou para desativar o Analytics, vai atrapalhar o mercado de SEO e se já existe outra ferramenta de análise

Felizmente, o fim das contas é que este plugin e este nosso mundo de marketing digital é muito pequeno comparado ao todo, e a maioria das pessoas não faz ideia que existe Google Analytics, muito menos que existe um plugin para desativá-lo.

Por que? Porque o rastreamento com o Analytics não é invasivo, ninguém percebe que ele está acontecendo. Algo completamente diferente quando se trata de ad blockers, os bloqueadores de anúncios. Esses sim as pessoas conhecem um pouco mais. E esses, sim, tem uma chance maior de interferir no GA, conforme fosse o uso de código dele.

Mais uma vez, meus votos pelo uso do Google Tag Manager junto ao GA e demais ferramentas, conforme mostro no curso do Mestre Academy.

Sendo assim, por mais que exista o plugin, ele não conseguiu tanta penetração na vida das pessoas a ponto de atrapalhar o monitoramento com o GA.

Deixo outras duas recomendações para mais informações no tema:

  1. Análise de Sites com o Google Analytics
  2. Privacidade no Google – Menos Informação para SEO

Muito pouco evoluiu e se falou nesse plugin. Essencialmente, nos sites que acompanho tanto meus, quanto da consultoria, não foi possível perceber nenhuma queda de visitas pós lançamento do plugin, logo, o impacto desse anúncio foi praticamente zero.

Sem motivos para se preocupar, segue o jogo. Continue com as análises!

Leitura recomendada: