Monitorar Curtidas com o Analytics – Monitorar Vaidade?

Uma dúvida que surge de vez em quando no meu curso de Analytics é exatamente sobre Como Monitorar Curtidas com o Analytics?

facebook like share messenger

A ideia é essa mesma, monitorar o clique no botão de curtir / compartilhar do Facebook, ou até mesmo de outras redes sociais. O monitoramento é possível, dependendo de como você insere esses botões no site, ele até já é uma ação embarcada. Scripts como o Shareaholic ou AddtoAny tem opções para isso.

Se utilizados em site WordPress, eles são ainda mais fáceis de instalar através de seus respectivos plugins. Sem uso de plugins e com o uso do botão original do Facebook, eu tenho vídeo na Academia de Marketing Digital ensinando como fazer.

Confesso, porém, que não é meu conteúdo favorito por entrar na segunda parte do tema deste post, a métrica de vaidade.

Métrica de Vaidade?

Métrica de Vaidade é a métrica que tem como significado apenas o status, apenas as aparências. Ela não representa, nem se conecta com resultados reais de negócio, resultados de crescimento do site.

Usando a Curtida isoladamente, ela pode significar pouco. Enquadrando em um contexto maior, ela contribui sim.

Contexto!

No Mestre Academy, por exemplo, eu não acompanho essas métricas sociais. Meu foco com o Academy fica em aquisição de leads, inscrições e métricas de custo.

Por outro lado, aqui no meu site, focado em conteúdo, eu faço o acompanhamento de interações sociais junto a algumas outras métricas relacionadas a interação com o conteúdo em si:

métricas para conteúdo

Na lista da imagem, eu tenho o monitoramento em:

  • Complete reading: Leituras realizadas (posts lidos até o último parágrafo);
  • Click out: Clique em link para outros sites;
  • Internal link: Clique em link para outra página do meu site;
  • Comment: Envio de comentários;
  • Social: Cliques nos botões sociais.

Em termos de site focado em conteúdo, essas são as métricas que podem até ser usadas como micro-conversão. São as métricas que eu acompanho e busco identificar quais posts trazem mais resultados em cada uma, e no somatório geral.

Neste caso, leituras, cliques e até mesmo os compartilhamentos, são relevantes. Mais compartilhamentos, significa maior exposição, conteúdo mais interessante e por aí vai. Ainda assim, as outras 4 métricas desse kit me interessam bem mais.

A lista faz sentido para você? Você usa alguma outra no seu plano de métricas? Envie nos comentários e vamos complementar essa lista!

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *