PageRank, Blogspot e Google

Hail visitante! O buzz do momento, ou pelo menos do fim de semana, é a atualização do PageRank, o famoso medidor do Google. Vou aproveitar a deixa e falar sobre isso também.

PageRank

Primeiro, o meu próprio o do meu antigo blog (Blog Dicas). Na atualização deste fim de semana, o PageRank do Blog Dicas caiu para 3, não posso dizer que estou triste, achei que ia cair mais, visto a minha falta de atualização do blog. E na busca por novidades sobre o PageRank na Internet e Blogosfera, observei algumas pessoas contentes com o que aconteceu comigo no começo do ano – 1 mês e pouco de lançamento de blog/site e na primeira atualização de PageRank, um 4 logo de cara.

Neste momento isto me chamou à atenção. Será que o Google estaria dando de certa forma um incentivo para novos participantes da web? Sinceramente, foi muito surpreendente meu blog com pouco conteúdo e tempo de vida receber logo de cara PageRank 4, isso em Abril. Agora eu vejo isso acontecer em escalas semelhantes com alguns blogs e sites, recebendo a sua primeira atualização com um 4 para começar. Alguém conhece mais casos assim?

Blogspot

Quem acompanha este blog o Blog Dicas deve lembrar-se dos meus esforços e tentativas de avisar o Google de que o meu blog é um blog do Brasil e que, portanto, deveria aparecer relacionado nas buscas por “páginas do Brasil”. Pois bem, eis que o Blog Dicas está indexado em páginas do Brasil – site:frankmarcel.blogspot.com.

Além dos esforços que eu já mencionei por aqui, como o cadastro do blogspot no Webmaster Tools do Google, eu adicionei a meta informação Content-Language como pt-br (Língua / português-Brasil) – embora eu acredite que não ajudou realmente – eu também criei um script em javascript usando JSON para criar um Sitemap para o Blog Dicas (mas não é possível afirmar com 100% de certeza que o Googlebot leia esse sitemap e encontre os links) e, ainda, um “plugin” (javascript + JSON) para mostrar os posts recentes, que, portanto, está na mesma situação do sitemap, é difícil afirmar que o Googlebot navegue por esses links.

Google

Mas o importante é que agora o blog está indexado em páginas do Brasil e eu entro em uma nova série de observações. O Google oferece a opção para buscar em “páginas do Brasil”, “páginas em português” e “toda a web”. A minha dúvida é: Você usa essas opções nas suas pesquisas?

Eu não costumo utilizar nada além da busca na web. Normalmente eu acabo indo para o Google.com fazer pesquisas se não encontro algo em “toda a web” no Google.com.br. E algumas raras vezes utilizo sim o “Páginas do Brasil”. O que eu pretendo observar agora é se o tráfego do blog vai sofrer alguma alteração por estar indexado em páginas do Brasil.

Como eu utilizo termos em inglês no Blog, nos títulos dos posts, é comum que apareçam resultados de sites e blogs em inglês junto aos meus quando a busca é feita em “toda a web” no Google.com.br. Quero como vai ficar o tráfego com o blog indexado em páginas do Brasil e então passar a informação pra vocês.

PageRank, Blogs, Google, Redes Sociais

Pois bem, parabéns a todos que tiveram um aumento no PageRank de seus sites e blogs. Compartilhem suas experiências para o aumento da qualidade da informação na Internet do Brasil. As redes sociais como rec6, dihitt, itag e muitas outras são ótimas para isso. Participem e votem nas notícias por lá.

Amanhã, publicarei no Blog de SEO do MestreSEO um post falando também sobre o PageRank, abordando cuidados e meios para aumentar o PageRank, contando com um gráfico “Quantidade de Esforço x PageRank”. Não deixe de conferir.

Enquanto isso, confira no MXStudio, o meu post Redes Sociais como Web Marketing, explicando a importância destas redes como ferramenta de Web Marketing.

Não deixem de comentar. Até a próxima!

Leitura recomendada:

2 thoughts on “PageRank, Blogspot e Google

  • Oi Frank, muito bom o seu site.
    Eu tinha um blog no wordpress.com e tudo que eu postava era indexado em tempo real. Agora contratei um servidor e um dominio, uso wordpress.org. Oq tá acontecendo é que, apesar de o Google ter meu nome de dominio e mais umas 3 paginas indexadas, tá mto mais dificil. Eu posto as coisas e dias depois elas nao ficam acessíveis para quem digita as palavras-chave no Google. Vc tem alguma ideia de qual seja o problema?
    Obrigada e abração.

  • Oi Ana.

    A qual blog você se refere? lindaecheirosa.com?

    Vi que ele tem 141 páginas indexadas.

    No Google é assim: quando você começa um site/blog novo, você precisa passar por todo o processo de deixá-lo popular denovo (para ser indexado em tempo real).

    Escrever um conteúdo legal, atrair as pessoas, conseguir que outros sites coloquem links para o seu.

    Para “transferir” o poder de um blog para outro, você precisa fazer o tal do Redirecionamento 301 de cada página antiga para a nova.

    Outro detalhe é que o Google não gosta de conteúdo duplicado. Se, por exemplo, você tiver os seus textos no blog antigo e no novo, o Google, muito provavelmente, vai mostrar o blog antigo.

    Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *