Google Trends: Insights para Conteúdos Completos

O Google Trends é a ferramenta do Google que mostra a tendência de interesse em pesquisas feitas no seu sistema de busca, mostra as regiões onde a pesquisa tem maior interesse e ainda contempla 2 listas de pesquisas relacionadas: as principais relacionadas; e as pesquisas relacionadas crescentes.

Ao fazer uma pesquisa no Trends você recebe de volta um gráfico no estilo abaixo, e a lista de pesquisas relacionadas fica limitada ao período de tempo escolhido. A menos que você use o Google Trends aqui:

Google Trends: Pesquisas no Brasil

Você pode fazer a sua pesquisa no campo abaixo e clicar no botão ATUALIZAR:

Gráfico de tendência de interesse


Lista de pesquisas relacionadas

Basta clicar em um dos botões para ver a lista de pesquisas relacionadas no respectivo período de tempo.

Você pode ver essas listas de palavras nos períodos dos botões usando o próprio Google Trends também. Experimente, vai dar trabalho. Você vai ver como esses botões são práticos, especialmente quando o objetivo é pesquisa para desenvolver um conteúdo completo e atualizado. Acompanhe:

Produção de Conteúdos Completos

Pode não parecer de primeira, mas o fato de você conhecer as pesquisas relacionadas para um tema de interesse é uma poderosa vantagem para você produzir conteúdos que serão completos e com alto potencial de alcançar uma grande diversidade de resultados de busca no Google e alcançar as primeiras posições.

Tome por base a pesquisa original (SEO) que estava no gráfico e nas listas acima quando você chegou nessa página. Se você vai escrever sobre SEO, é fundamental abordar os temas relacionados no mesmo texto, falando por exemplo sobre:

  • SEO e Google;
  • WordPress SEO;
  • Curso de SEO;
  • SEM e SEO;
  • Yoast SEO.

Entre outras pesquisas que o Google Trends apontou. Isso, pois tudo isso está relacionado ao tema principal (SEO), com base nos dados do Google, dados esses que são alimentados justamente por pesquisas que as pessoas fazem na ferramenta de busca.

Percebeu? Tudo conectado ao que as pessoas buscam saber sobre o tema e fazem pesquisas repetidamente no Google. Agora, se o seu conteúdo aborda todos os temas, ele automaticamente vai ser completo no assunto e terá um grande potencial de estar posicionado na busca do tema principal e nos relacionados.

Ainda, ao fazer esse tipo de pesquisa no Google Trends, você ganha de tabela ideias para mais conteúdos. No exemplo anterior, o tema WordPress e SEO rende assunto para todo um conteúdo dedicado somente a ele. A confirmação é o fato de aparecer também como tema relacionado o Yoast SEO, que é um plugin de WordPress.

Seria possível abordar o tema brevemente no conteúdo principal (SEO), e depois aprofundar em um conteúdo exclusivo sobre SEO para WordPress, que certamente iria trazer novos insights e o ciclo vai se renovando.

Conteúdos Novos e de Interesse Atualizado

Entre os fatores de SEO, um dos pontos que ganhou maior notoriedade recentemente foi sobre a frequência de atualização de conteúdo em um site, bem como o quanto ele é compatível com a atualidade do tema. Isso pode ajudar a subir nos rankings.

E do outro lado da história, de nada vai adiantar fazer um conteúdo pouco buscado, ou de pouco interesse. Por mais que se alcance as primeiras posições, ninguém estaria buscando pelo assunto, logo, poucas visitas no site, ou nenhuma.

Veja o gráfico para o interesse na pesquisa “palavra-chave:”

google trends: interesse em palavra-chave

Embora a palavra-chave e a pesquisa de palavras-chave ainda sejam importantes tanto para desenvolver SEO, quanto para acertar nas campanhas com o Google AdWords, o interesse, ou seja, o volume de buscas pelo termo, hoje, é praticamente nulo, especialmente perto do que já foi um dia.

Provavelmente não vale a pena investir no tema.

Assim, você pode usar o gráfico para balizar se o assunto ainda vale a pena, ou se já está morto. Além do mais, usando o botão ali em cima “7 DIAS,” serão apresentadas pesquisas relacionadas dos últimos 7 dias – exatamente o que você precisa conferir para garantir que o seu conteúdo será atual, será sobre interesses reais e atuais das pessoas.

Outras ferramentas?

Sim, existem várias ferramentas para fazer essa busca de temas, como o Google Keyword Tool do AdWords (atualmente: Keyword Planner ou Planejador de Palavras-chave). Ele também tem gráficos de tendências e traz várias palavras-chave relacionadas.

Porém, 2 pontos fazem com que o Google Trends não possa ser deixado de lado:

  • O “índice” de proximidade de interesse (o número na direita da lista de palavras);
  • O agrupamento de proximidade de interesse + período de tempo.

Usar o Trends segmentando o período de tempo permite identificar as pesquisas de interesse perene (se aparecer na lista de todos os botões, é uma pesquisa que está sempre em alta); e permite identificar as pesquisas mais novas, mais importantes – essas ficam escondidas lá no Keyword Tool. Permita-me explicar.

Keyword Tool ou Planner

As listas de palavras do planejador de palavras-chave simplesmente mostram o volume de buscas de cada uma, sem contexto “tempo.” Considere o cenário:

  • Palavra 1: 1.000 buscas na lista do keyword tool;
  • Palavra 2: 10.000 buscas.

Qual a palavra mais interessante sob perspectiva de visitas para o site? Palavra 2, você acha? Coloque mais o seguinte fator antes de responder: a ferramenta do AdWords reporta a média mensal de buscas, então seriam: 1.000 buscas mensais x 10.000 buscas mensais.

A palavra 2 ainda parece a mais interessante? E se a palavra 1 é uma pesquisa nova, que apareceu nos últimos 7 dias e já tem 1.000 buscas como média mensal? Imagine o potencial dessa palavra-chave! Mas no keyword tool, ela ficaria perdida entre um dos temas que você iria ignorar completamente no fim da lista.

Por isso, eu sou bastante fã deste método de avaliação de temas para conteúdo. Para um regime de produção de conteúdo para blogs ou novos temas específicos (ebooks, guias ou tutoriais), é uma bela alternativa. Já para estruturação de conteúdo estratégico do site, é fundamental combinar com outras estratégias de pesquisa de tema, que eu passo extensivamente no curso de SEO Online.

Google Trends FTW?

O Google Trends é um poderoso aliado na produção de conteúdo e SEO, mas você pode ver na própria busca por SEO que é comum aparecerem pesquisas não exatamente relacionadas. No caso de SEO, aparecem com frequência termos como “seo rosa” ou “park seo joon” – absolutamente não relacionados ao marketing digital.

Ele tem também um filtro de segmentos que, em breve, vou trazer aqui para essa ferramenta. Por enquanto, esses termos aliens não tem me atrapalhado no uso do Trends para produção de conteúdo, então, eu convido você a salvar essa página nos seus favoritos e passar por aqui sempre antes de publicar um conteúdo.

Ah, e aproveite e me ajude a compartilhar também. Bora?

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *