Frankmarcel.com

Google AMP – Accelerated Mobile Pages

O que é Google Amp?

Google AMP é o projeto iniciado no Google em parceria com publishers de conteúdo e empresas de tecnologia com o objetivo de entregar uma Internet mais rápida, especialmente, para usuários de smartphones.

AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages, que significa (em tradução livre) páginas mobile aceleradas. E essa aceleração vem, na verdade, do fato de que as páginas do site ficam reduzidas a terem basicamente apenas logo e conteúdo, que são armazenados pelo Google e seus parceiros.

Aí, quando uma pesquisa acontece, o Google entrega o conteúdo por ele mesmo. Mais rápido, impossível.

Inicialmente, apenas conteúdo texto mesmo e logo entravam na versão AMP de uma página. Agora, ele pode ter o código do Google Analytics, códigos para anúncios e as páginas de ecommerces já estão recebendo seu caminho para entrar no AMP também.

Como implementar o AMP?

Porém, o AMP não é como as versões em cache do Google, o Google não gera essas páginas automaticamente. Você precisa programar o seu site para ter a “versão AMP” das páginas e do conteúdo.

A boa notícia fica para quem usa o WordPress.

WordPress AMP

A Automattic, principal desenvolvedora do WordPress, tem o plugin perfeito: AMP. E se você usa o Yoast SEO, vai precisar também do plugin Glue.

Aí, basta ativar e o seu WordPress estará pronto para aparecer no Google como uma página AMP. Todo os seus posts terão uma versão AMP respectiva e você poderá visualizá-la digitando “/amp” no final das URLs do site.

Não tem WordPress?

AMP Project

O site oficial do AMP tem todos os guias para você produzir o seu site acelerado: ampproject.org – usando o agora chamado AMP HTML.

AMP HTML

O AMP HTML é, basicamente, o código HTML tradicional incrementado com marcações específicas para o AMP. 2 marcações são obrigatórias:

E a tag html precisa notificar que a página possui versão específica (<html amp>).

Em contra-partida, algumas tags ainda não possuem implementação para o AMP HTML, como as tags para formulário (form, input e as demais) – por enquanto. O plano é expandir para conter mais tags e funcionalidades.

Vale a pena o esforço de implementar?

Se você usa o WordPress, é óbvio que sim. O plugin facilita tudo. Se você não usa o WordPress, ainda assim vale a pena. Os resultados AMP são realmente rápidos no celular, tem o destaque no resultado de busca e para páginas de conteúdo, é o que o seu usuário mais precisa.

Veja o resultado da busca “SEO para empresas locais” marcado com o símbolo do AMP:

E ao clicar, o site é carregado com foco total no conteúdo:

Veja como o post SEO para empresas locais é completamente diferente na versão responsiva do meu site:

Com todos os recursos de estilos, fonte específica e etc, a versão responsiva é mais pesada e, portanto, mais lenta para carregar. A versão AMP é praticamente instantânea.

Se quiser testar, você pode acessar g.co/ampdemo a partir do seu smartphone. Aí basta fazer as buscas e observar o resultado com o símbolo do AMP. Você vai ver como carrega na velocidade da luz!

Depois, é só ficar de olho no site oficial do projeto para continuar implementando as novidades no seu site.

Leitura recomendada: