Penalização no Google: Tipos, Exemplos e Estatísticas

Na pesquisa para produzir o post SEO: Como aumentar visitas com o Google eu usei como referência a página que conta a história sobre como o Google funciona.

Afinal, não há melhor ponto de partida para desenvolver SEO do que conhecer o sistema que rege os resultados de busca. Sabendo o que ele prioriza, você ganha um entendimento maior de como deve produzir o seu site.

Um efeito colateral dessa pesquisa é esse post, pois na mesma página o Google apresenta exemplos de SPAM que seus algoritmos detectaram e penalizaram, e apresenta estatísticas de spam e reconsideração.

10 Tipos de SPAM

O Google agrupou os diferentes tipos de spam nestas 10 categorias:

  • Cloaking e redirecionamentos suspeitos;
  • Site hackeado;
  • Texto escondido ou keyword stuffing;
  • Parked domains (domínios que apenas seguram o nome sem nenhum conteúdo útil);
  • “Puro spam;”
  • Host gratuitos ou provedores de DNS dinâmicos que são usados para spam;
  • Conteúdo pobre;
  • Backlinks artificiais (receber links artificiais de outros sites);
  • Links externos artificiais (colocar links artificiais no site);
  • Spam gerado por terceiros (comentários, fóruns e similares que aceitam conteúdo de usuários);

O item “puro spam” refere-se a páginas ou sites que utilizam sistemas automatizados para gerar textos inúteis, cloaking, conteúdo copiado de outros sites ou qualquer violação das diretrizes do Google.

Os hosts gratuitos apresentam o mesmo risco das TLDs baratas para domínios. Acabam sendo inundados por pessoas querendo fazer spam e o Google corta o mal pela raiz, bloqueando todo o “sistema provedor de spammers.” Eu descrevi alguns exemplos no post sobre a importância de TLDs para o Google (.com ou .com.br?)

Os backlinks artificiais e os links externos artificiais também se desdobram em vários esquemas de links, como o Google denomina em suas diretrizes. Nos esquemas de links estão a troca de links, compra ou venda de links, guest posts e qualquer outra forma de tentativa de manipulação de links e PageRank.

Por último, especialmente os fóruns são inteiramente construídos apoiados em interação de usuários, são baseados na proposta de que os usuários escrevam os conteúdos. E ter esse tipo de entrada no site é excelente, seja fórum, comentário, review ou outra forma.

O problema é quando spammers usam essa entrada para fazer spam, óbvio, e podem prejudicar o site. Aí só resta ao Google remover os resultados spam das páginas de busca.

Screenshot de páginas removidas do Google

Cada screenshot é acompanhado de uma explicação sobre o motivo pelo qual a página foi removida das buscas, porém, a explicação é sempre a mesma e não é nada específica. Veja a (minha livre) tradução:

Essas páginas são exemplos de “puro spam.” Elas parecem utilizar técnicas agressivas de spam tal como ‘lero-lero’ gerado automaticamente, cloaking ou cópia de conteúdo de outros sites.

Eu não abri cada um dos sites de exemplo para investigar o que poderia ser o motivo. Vendo apenas os screenshots, muitos deles são assim:

spam

E não permitem muita conclusão. Possivelmente esbarram em backlinks de má qualidade, cópia de conteúdo, troca de links, keyword stuffing ou conteúdo de baixa qualidade.

Outros 2 tipos de site que apareceram nos exemplos chamaram atenção: site de download e site de torrent. Talvez não seja tanto pelo site em si oferecer o conteúdo indevidamente, sem os devidos direitos de venda, mas pelo fato de que eles não trouxeram conteúdo novo. Era apenas informação básica do download e o link.

E o exemplo a seguir levantou 2 outras características para se ficar atento:

spam: excesso de anúncios

O que está fácil de notar na imagem é o “excesso” de anúncios acima da dobra (antes de rolar a página). Há pouco conteúdo antes do primeiro anúncio, ou pode-se dizer, nenhum conteúdo, já que o apresentado ali é apenas menu, informações básicas do site e a busca.

Seguido de pouquíssimo conteúdo: título e “1 parágrafo de texto;” seguido de mais 2 anúncios.

As áspas para o tal parágrafo de texto são porque na verdade esse texto, é um trecho de letra de música. O site/a página oferece letras de músicas, ou seja, conteúdo duplicado – se ficar apenas aí, apenas tem a letra da música como conteúdo e mais nada.

A letra da música está espalhada por vários sites e, em tempos recentes, o Google tem exibido ele mesmo a letra das músicas no resultado de busca, em vez de apenas listar sites, veja só:

letra de música no resultado do google

Imagine a dor de cabeça de tantos sites que por tanto tempo se modelaram sobre as letras de músicas …

Quantidade de Penalizações no Google por Mês

Na Academia de Marketing Digital eu já gravei vídeos para os assinantes falando sobre como o Google suaviza para o lado dele chamando a penalização de Ação Manual.

E foi bem interessante encontrar gráficos mostrando a quantidade de ações manuais por mês:

google: ações manuais por mês

A imagem não ajuda, mas a linha mais alta tem a marca de 600 mil, ou seja, o ponto mais alto no gráfico está na ordem de 500 mil. Isso é impressionante! 500 mil ações manuais em 1 mês. E você aí imaginando que o Google não faz nada contra spam 😉

O gráfico também não ajuda a quantificar cada tipo, mas a impressão é que

  • A guerra aos links artificiais foi bem mais forte no passado (linha verde);
  • A remoção de sites hackeados é bem frequente e sempre tem volume alto (linha abóbora);
  • Não está fácil definir o tom rosado, se é mais para o roxo, ou se é realmente o rosa: conteúdo fraco.

Nos tempos atuais, o principal algoritmo que luta contra conteúdo de baixa qualidade é o Panda, que tem como data inicial fevereiro de 2011 nos EUA e abril do mesmo ano para pesquisas em outros países.

Contudo, a luta contra conteúdo de baixa qualidade começou antes, de forma mais evidente com o May Day Update em maio/2010. E o interessante é que essa linha rosa do gráfico começa, na verdade, em 2007! À época, a mudança mais próxima teve como objetivo remover conteúdo duplicado dos resultados de busca. A alteração foi em 2006.

Importante citar também que foi a partir de 2007 que a classificação do tipo de spam começou, por isso o “Legado” (linha vermelha) desaparece ali e dá lugar para as classificações.

Quantidade de Notificações por Mês

google: notificações de spam por mês

Já esse gráfico é sobre a quantidade de notificações que o Google envia por mês. O aumento no gráfico tem relação com 2 avanços do Google em relação ao contato com os donos dos sites:

  • A inclusão de notificação por links artificiais;
  • A inclusão de notificação por conteúdo fraco.

Não é tanto por ter mais spam acontecendo, embora o gráfico anterior mostre um aumento significativo nas remoções de resultados, especialmente na categoria “puro spam.”

Quantidade de Pedidos de Reconsideração por Semana

Para continuar complicando a visualização do gráfico, este agora é segmentado por semana e também não tem uma definição clara de datas:

google: pedidos de reconsideração por semana

De toda forma, é possível vislumbrar um cálculo: No período final do gráfico, é possível estipular uma média alta de 5 mil pedidos por semana, ou 20 mil por mês. Não passa nem perto da linha de 400 mil notificações enviadas por mês.

É possível que muitas dessas notificações nem encontrem os donos dos sites, por não usarem o Search Console; outra parte, provavelmente é notificação para o spammer: ele está fazendo de propósito, sabe que vai dar errado e, quando acontecer, ele simplesmente vai ignorar, abandonar o site e seguir em frente.

Site penalizado no Google: o que fazer?

Se você foi um dos “premiados” com as 400 mil notificações por mês, tenha certeza: você precisará revisar o seu site e fazer um pedido de reconsideração para que o Google reavalie o seu site e possa considerar colocá-lo de volta nos resultados de busca.

Se você não recebeu uma notificação, não significa que o site não foi penalizado. Para descobrir, fica um pouco mais difícil: você precisa avaliar o tráfego do site, parear com outros tipos de mudanças externas e ter certeza que não desenvolveu nenhuma ação que se encaixe nas categorias de spam do Google.

Na Academia de Marketing Digital do Mestre Academy eu tenho vídeos mostrando ferramentas para ajudar a investigar uma penalização, detalhes sobre as diretrizes do Google, como é a notificação do Google e como fazer um pedido de reconsideração.

No trabalho com a consultoria, já tive a experiência de receber clientes que tiveram problemas de spam no Google dos mais diversos. Em todo caso é sempre um desafio resolver, é sempre um período fora das buscas que não é possível recuperar. Assim sendo, ande na linha. E compartilhe este post!

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *