Curso para tirar o Certificado do Google Analytics – GAIQ

grafico google analytics

Certificado GAIQ – Google Analytics Individual Qualification

Já há muito tempo o Google oferece um certificado para quem consegue aprovação em um exame, agora gratuito, sobre o funcionamento do Google Analytics. Se você ficar acima de 85% de acertos nessa prova, você recebe o certificado digital. O próprio Google é que faz esse controle todo de aplicação da prova e liberação de certificado.

Como consequência, no curso de Analytics do Mestre Academy, de quando em quando, surge a dúvida:

Este curso prepara para a prova de certificação do Google Analytics?

Confesso que eu não criei o curso pensando em certificação do Google Analytics; Por outro lado, quando eu fiz a prova do Google e tirei a certificação, a minha impressão foi que o curso prepara, sim, para essa prova de certificação e, principalmente, vai além.

O exame do Google para obter o certificado tem uma perspectiva bastante técnica, com perguntas sobre onde fica o relatório tal; o que o relatório tal reporta; onde encontrar a a informação XYZ; e até um pouco de questões sobre códigos do Analytics.

O curso no Mestre Academy não só aborda essas questões (exceto códigos, já explico) como leva você a entender como usar os relatórios; quais insights tirar de cada um, como escolher KPI’s para serem as metas, como usar o Multicanal para descobrir onde você realmente ganha ou perde dinheiro com o marketing digital e, como consequência, vai saber onde deve aumentar o investimento (de tempo e/ou dinheiro) para obter mais resultados.

E simplesmente não tem como saber ou aprender tudo isso sem aprender as questões técnicas do exame do Google por tabela. Embora não seja o foco, você acaba aprendendo como funciona o Analytics no lado mais técnico que essa prova pede.

Do lado técnico, o que o meu curso de Analytics não aborda são os códigos que você pode usar para a ferramenta funcionar, e por uma razão muito simples: O curso, é também um curso de Google Tag Manager.

E o papel do Google Tag Manager é exatamente evitar que você tenha que lidar com código de Analytics para fazer os monitoramentos, ficando tudo mais fácil e menos técnico. Nota paralela: se você se inscrever no curso, ele conta com fórum e você pode tirar dúvidas sobre código comigo, sem problemas 😉

Por que não fazer o curso focado no certificado do Google?

Bom, eu preferi criar o curso focado em fazer com que qualquer pessoa consiga o principal: Entender o Analytics e usar seus recursos e relatórios para levantar os dados que vão ajudar a crescer um site, um negócio. Vale mais que o certificado, mesmo que você não seja o dono do negócio e esteja “apenas” buscando a qualificação profissional.

No fim do dia, não é o conhecimento técnico sozinho que vai te levar ao reconhecimento ou crescimento que precisa; e sim os resultados obtidos com a aplicação do conhecimento.

Eu entendo que muitas empresas e agências valorizem certificados, como esse do Google, ou outros. Muitos profissionais também valorizam ter o certificado, como uma comprovação de conhecimento e abertura de oportunidades no mercado. Até por isso, o curso no Academy também oferece o certificado, embora não tenha o selo “Google” nele.

Certificado: Ter ou não ter?

Novamente: se você é o dono do negócio em busca deste conhecimento (ou de um profissional para esse trabalho), ou se você é a pessoa que vai colocar a mão na massa, vai usar o Google Analytics, as perguntas reais do seu dia-a-dia não vão ser “Onde fica a informação tal”; Qual relatório tem a métrica X; Qual código usar para …

Você vai ter preocupações mais realistas: Qual campanha tem ROI negativo? Quanto devo colocar a mais de investimento na promoção do Ebook? Qual é o Ebook a ser promovido com mais intensidade? Qual produto vai trazer mais retorno através de qual campanha, página e afins.

Faz sentido? Acredito que o certificado é o de menos. Vai contratar? Simples: peça uma análise rápida de uma campanha, ou uma análise geral, no Google Analytics e peça uma explicação “ao vivo” sobre os insights levantados. Se sentir segurança no processo, siga em frente.

Quer ser contratado? Candidate-se a fazer essa análise em vez de apenas apresentar um certificado. Vai ganhar 2 pontos, pela análise e pela prontidão em demonstrar que manja.

Se a sua questão é para aprender e aplicar por você mesmo, pense nos objetivos que tem para o uso do Analytics e se ficar alguma dúvida sobre o meu curso, pode mandar 😉

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *