Compartilhar acesso no Google Analytics

admin google analytics

Essa foi uma das perguntas mais interessantes que já me apareceu até hoje. Embora simples e embora não revele nenhuma super dica ou estratégia, ela levanta um ponto crucial na valorização de um site: suas visitas, para começar, além de toda informação que o Google Analytics oferece.

Veja só:

Oi Frank, a empresa de ecommerce que eu tenho loja exige acesso ao meu Google Analytics, mas eu me incomodo com isso. Não existe alguma forma de liberar para eles só o básico, sem os dados de ecommerce e etc? Acho isso meio sigiloso não? obrigado!

Na verdade, é possível sim compartilhar somente uma parte do Google Analytics. O que você precisa fazer é criar uma nova View (ou duplicar uma existente), configurar essa nova View com as informações que quer, ou não, compartilhar (ecommerce, metas) e aplicar filtros a ela para segmentar as informações de tráfego que ficarão disponíveis.

Criar uma nova View

criar view no google analytics

Para criar uma nova view, basta acessar a área de Admin do Google Analytics, conferir que está na conta e propriedade corretas, para na listagem de view escolher a opção “Create new view” – Criar nova view.

Os passos seguintes são intuitivos com as escolhas tradicionais de nome, endereço e outras opções.

Copiar/Duplicar uma View

duplicar view no google analytics

Duplicar uma view também é fácil: basta a acessar o Admin do Analytics na view que se quer copiar e usar o botão “Copy view” – Copiar View – que fica no canto superior direito da página de configurações da view.

Tenha atenção ao usar essa opção pois, literalmente, a view é copiada/duplicada. Então revise as opções logo após copiar para garantir que tudo vai ficar do jeito certo. Com alterações, ou sem.

Criar filtro no Google Analytics

Seja para resolver o dilema levantado na pergunta inicial, ou para complementar as configurações do seu Google Analytics, é sempre indicado criar ou duplicar uma view para aplicação de filtros, e sempre manter uma view sem nenhum filtro aplicado para ter uma visualização neutra dos dados, sem temperos / sem alterações.

O processo de criação de filtros também é relativamente intuitivo, mas algumas opções são avançadas e exigem um pouco mais de conhecimento.

O caminho é acessar o Admin, escolher propriedade e view, e acessar a opção e filtros:

filtros no google analytics

Compartilhar View do Google Analytics

Aproveitando a imagem anterior, observe na lista de opções da View que existe ali a opção de Metas (Goals), Ecommerce e compartilhamento de acesso no menu User Management (gestão de usuários).

Ou seja, você pode criar uma view sem metas, sem ativar o ecommerce, aplicando filtros conforme necessário e compartilhar o Analytics com dados mais limitados.

Voltando novamente à questão inicial, alguns clientes da consultoria já fizeram isso, em vez de compartilhar o acesso completo, entregou uma view filtrada. No caso, apenas com dados de busca orgânica, por ser um projeto de SEO.

Do ponto de vista do consultor, isso é prejudicial, pois várias vezes é necessário cruzar os dados de tráfego de SEO com as outras fontes de visitas do site para ter uma visão completa do todo e conseguir análises mais ricas.

De toda forma, você deve procurar entender a razão da exigência de compartilhar o Analytics. Por que eles exigem o Google Analytics do seu site? E se você não usasse o Google Analytics? Eles iriam te dispensar como cliente? Por exemplo, sempre peço acesso ao Google Analytics dos clientes, pois é essencial na análise dos resultados do marketing digital.

Aí, frente as justificativas que forem apresentadas, você decide se compartilha ou não. E ainda, você tem a opção de colocar todas as condições em contrato e se proteger da maneira que puder.

Se tiver dificuldade em lidar com essas opções todas de configuração, eu mostro tudo nas aulas do curso online de Analytics e na Academia de Marketing Digital lá do Mestre Academy.

Tem alguém que você conhece precisando dessa ajuda? Compartilhe o artigo!

Leitura recomendada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *