Frankmarcel.com

Bing + Yahoo! vs. Google

Há um ano e 5 meses a pergunta era: O Yahoo! vai se vender a Microsoft? – Naquele momento, a Microsoft havia feito uma oferta bilionária para englobar a área de Search do Yahoo! ao seu sistema. Um ano e 5 meses depois, a confirmação: Microsoft e Yahoo! Anunciam Acordo na Área de Search.

Não foi exatamente uma compra e os valores foram bem mais modestos, mas o Yahoo! finalmente se rendeu ao poder da Microsoft. Quem puxar pela memória e esteve atento a tudo que aconteceu entre os 3 maiores players de Search, vai se lembrar que o Google também esteve de namoricos com o Yahoo! neste intervalo de 17 meses. Mas também não deu em nada.

Nos dois primeiros casos, o Yahoo! acreditava que ainda tinha forças o suficiente para se manter por conta própria. Até a AOL entrou no meio das especulações para parceria com o Yahoo!, mas não deu em nada também.

E de lá pra cá, 2 mudanças fundamentais, uma na Microsoft e uma noYahoo!, parecem ter feito toda a diferença para que as empresas chegassem a esse acordo. Duas mudanças administrativas:

A nova CEO do Yahoo! parece que foi realmente a grande diferença, uma vez que ela declarou que o negócio do Yahoo! não é Search – “O Yahoo! não é uma empresa de Search, nós temos muitos outros serviços para nossos usuários.” – O Yahoo! praticamente desistiu de investir/insistir no poder que uma ferramenta de busca de alto nível pode ter. Talvez não tenha visto o que a Microsoft viu, pois ela também não é uma empresa de search…

O Google acabou com um motivo a mais para se preocupar. A entrada do Bing no mercado de Search foi impacante, a Microsoft conseguiu que sua ferramenta fosse lembrada no dia seguinte e depois e depois. E um mês depois, com este acordo com o Yahoo!, a Microsoft volta a chamar as atenções para si e ganha mais uma fonte para tornar sua ferramenta mais poderosa.

Quando da entrada do Bing, o Google apenas se manifestou dizendo que acompanharia a evolução do Bing como acompanha a todos outros concorrentes. Agora, após o acordo, as declarações são de perda para os usuários por diminuição de concorrentes, especialmente porque o Yahoo!, embora desacreditado, ainda era muito utilizado e constava entre as 3 principais ferramentas de busca.

Agora serão apenas 2: Binghoo e Google.

Leitura recomendada: