Contador de Palavras

Para usar esta ferramenta, escreva ou cole algum texto na área de texto e você saberá quantas palavras existem no seu texto.

Quantidade de palavras: 0


A quantidade de palavras no texto é realmente importante?

Ter conteúdo relevante no site sempre foi uma premissa para SEO. Após o Google lançar atualizações de algoritmo como o Panda e o Penguin, conteúdo entrou ainda mais em foco.

Breve histórico: Panda

O Panda foi o algoritmo empregado pelo Google no combate a páginas de baixa qualidade no quesito conteúdo: páginas com pouco conteúdo, conteúdo duplicado ou gerados automaticamente de forma sem sentido acabaram sendo penalizados.

Foi quando a primeira busca por conteúdo de qualidade começou.

Breve histórico: Penguin

O Penguin, por sua vez, teve o papel de eliminar das equações do Google sites que se apoiavam em link spam e links de baixa qualidade em geral (comprados, hackeados, embutidos).

Novamente, o esforço empregado produção de conteúdo aumentou, pois este era o caminho suportado pelo Google para que um site pudesse ganhar links naturalmente.

E a quantidade de palavras por texto?

Aí a ação que entrou na moda foi o Marketing de Conteúdo, que conceitualmente é uma estratégia fantástica para link building (link earning), inclusive.

Porém, a execução começou a se perder em métricas e, em vez de medir o conteúdo desenvolvido qualitativamente, ele foi mensurado quantitativamente.

Ou seja: As análises, os resultados divulgados e as propostas de trabalho passaram a girar em torno de produzir X conteúdos por mês, com Y palavras. Geralmente, de 3 a 5 posts por semana, cada um com pelo menos 500 palavras; e ainda um mega conteúdo de 1.000 ~ 2.000 (ou até mais) palavras.

Nesse momento, o benchmark do sucesso ficou distorcido para quanto é produzido, e não como, ou com qual resultado.

Tanto que, para maior parte dos casos, a resposta para “Ainda não deu resultado, o que fazer?” passou a ser “Faça mais conteúdo, com mais palavras cada um, mais do que seus concorrentes.” Faz sentido pra você? Espero que não.

O que fazer, então, se o conteúdo não deu resultado?

“Fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes é insano.”

Parafraseando Einstein, ele tem razão. Se você já está nessa receita há algum tempo e não está obtendo resultados, é hora de partir para uma nova estratégia, mudar o plano, começar uma nova ação de conteúdo com algo diferente.

Uma segunda ação importante, antes de partir para a reformulação, inclusive, é avaliar o status alcançado com o conteúdo produzido. Várias análises podem entrar em cena, minhas preferidas estão na Academia de Marketing Digital:

  1. Análise de performance para conteúdo
  2. Conteúdo x Palavra-chave: Análise de Performance para Conteúdo
  3. Auditoria de Conteúdo: Quando menos conteúdo traz mais visitas e mais vendas

Esta última é, na verdade, a primeira de uma série de 4 aulas nas quais eu mostro como e quando menos conteúdo = mais resultado, mais visitas e vendas.

Por que então usar o Contador de Palavras?

Bom, hoje o modelo de negociação de conteúdo texto acaba girando em torno de quantidade de palavras mesmo: freelancers, jornalistas, redatores e agências, todos usam a quantidade de palavras para precificar o texto. Então, você ainda deve usar o Contador de Palavras por mais algum tempo.

Já que chegou até aqui, me diga nos comentários o que acha da quantidade de palavras ou até se tem uma proposta alternativa para construir o preço de textos.

E a dica final: aqui no site você vai encontrar também o Contador de Caracteres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *